Município de Joaçaba deverá pagar piso nacional do magistério

Política

O Sindicato dos servidores públicos municipais de Joaçaba recebeu na manhã desta sexta-feira (15) a confirmação do prefeito Dioclésio Ragnini que o município começará a pagar o piso nacional do magistério na folha de agosto. O novo piso, de R$ 3.845,63 para professores que cumpram jornada de 40h, foi anunciado em janeiro pelo Ministério da Educação.

O sindicato iniciou o processo de negociação no mês de março, oficiando o executivo sobre o piso nacional. No primeiro momento a resposta do executivo foi negativa, o que levou os professores a realizarem uma manifestação no dia 04 de junho reivindicando a aplicabilidade do piso.

Após isso, houve uma reunião entre sindicato, professores e executivo, quando o prefeito prometeu realizar um estudo do impacto orçamentário para conceder o pagamento do piso.

O presidente do sindicato João Sampaio disse;”

“Essa e uma vitória do bom senso e do diálogo, um primeiro degrau”, avalio presidente do Sindicato, João Sampaio. De acordo com ele, o próximo passo será a discussão sobre o plano de cargos e salários.

Sampaio também disse o Sindicato está atuando em outras frentes para defender o direito dos servidores de Joaçaba. “Estamos discutindo o piso nacional das agentes de saúde e de endemias, cujo projeto de Lei já está na Câmara de Vereadores, segundo nos informou a procuradoria do município. Também estão abertas as negociações salarias para as demais categorias”, informou.