Santa Catarina – O Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) comemora 90 anos nesta segunda-feira (26). O ato comemorativo à passagem da fundação ocorreu na sexta-feira com entrega de espadins aos cadetes e homenagens a 10 personalidades que colaboram com a corporação.
Fundado em 26 de setembro de 1926 pelo então governador Antônio Henrique Bulcão Vianna, teve como primeiro comandante o tenente Valdomiro Ferraz de Jesus.
Nas palavras do comandante-geral do CBMSC, coronel Onir Mocellin, celebrar a data é relembrar o crescimento da instituição, que em 26 de setembro de 1926 foi fundada em Florianópolis e hoje estende a sua atuação para todas as regiões de Santa Catarina. Da atividade primeira, o combate a incêndio, derivaram-se muitas outras: prevenções e resgates por terra, água e ar.
O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, enalteceu o imenso legado de trabalho e coragem dos bombeiros catarinenses. “A data é um marco para o movimento, como um “start” para trilhar novas rotas e objetivos da história que ainda será escrita por esta reconhecida instituição, que dá ao povo de Santa Catarina confirmações diárias de seu prestígio”, afirmou.







