Governo Federal confirma 11 novos pedágios eletrônicos no Oeste de Santa Catarina

Destaques

Motoristas que trafegam pelas rodovias federais do Oeste de Santa Catarina deverão conviver com um novo modelo de cobrança nos próximos anos. O Governo Federal confirmou a instalação de 11 pórticos de pedágio eletrônico na região, que utilizarão o sistema free flow, tecnologia que dispensa praças físicas e realiza a cobrança automaticamente durante a passagem dos  veículos.

A medida integra os projetos de concessão das BRs 282, 470, 153 e 480, atualmente em fase de audiência pública conduzida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O leilão das rodovias está previsto para ocorrer em dezembro de 2026.

Onde ficarão os novos pedágios

No chamado Lote 1, que contempla trechos das BRs 282 e 470, os pórticos estão previstos para os municípios de Concórdia, Joaçaba, Erval Velho, Campos Novos, Curitibanos e São Cristóvão do Sul.

Já o Lote 3 abrange trechos das BRs 153, 282 e 480, com previsão de instalação dos equipamentos em Irani, Faxinal dos Guedes, Xaxim e Água Doce.

Segundo o Ministério dos Transportes, os pontos foram definidos para evitar áreas urbanas e minimizar impactos nos deslocamentos diários dos moradores. A pasta informou ainda que não há previsão de implantação dos equipamentos dentro dos perímetros urbanos.

Como funcionará o sistema free flow

Diferentemente dos modelos tradicionais, o sistema free flow não possui cancelas ou cabines de cobrança. Os veículos seguem viagem normalmente enquanto equipamentos instalados sobre a pista identificam a passagem e realizam a cobrança automática.

O governo federal argumenta que o modelo permite uma cobrança mais justa, já que o usuário paga proporcionalmente ao trecho percorrido. Entretanto, um dos pontos que tem gerado debate é a ausência de descontos para motoristas que utilizam as rodovias diariamente.

Por outro lado, usuários que possuírem tags eletrônicas poderão ter acesso aos descontos previstos na regulamentação do sistema.

Investimentos previstos

O projeto de concessão prevê aproximadamente R$ 13,1 bilhões em investimentos e custos operacionais ao longo do contrato. Entre as melhorias anunciadas estão obras de duplicação, implantação de faixas adicionais, construção de vias marginais, melhorias em acessos, interseções e intervenções voltadas ao aumento da segurança viária.

Além dos novos pedágios previstos para o Oeste catarinense, o plano também contempla pórticos eletrônicos nas regiões do Alto Vale e Vale do Itajaí.

Enquanto o processo segue em discussão pública, lideranças políticas, entidades e moradores acompanham com atenção os detalhes da concessão, especialmente em municípios que serão diretamente impactados pela futura cobrança eletrônica. (ND+)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.