O governador Jorginho Mello (PL) negou ter recebido a oferta de um investimento de R$ 24 bilhões do governo federal para obras viárias em Santa Catarina. Em postagem nas redes sociais na noite desta sexta-feira (26), Jorginho rebateu as críticas feitas pelo presidente Lula (PT), mais cedo, durante visita ao estado.
Na ocasião, o ministro dos Transportes, George Santoro, afirmou que o governo federal teria procurado o Estado para fazer projetos viários ao valor de R$ 24 bilhões, mas que o Estado não teria aceitado participar dos projetos como parceiro.
— Nunca nos ofereceram esse investimento. O que o ministro tá falando é o projeto de concessão para pedagiar as nossas estradas estaduais. Esses mais de 3 mil km que reformamos com o programa Estrada Boa, eles queriam que uma empresa arrumasse para depois pedagiar. Esse é o tal dos 24 bilhões. Não brinca com nós, é? Aqui ninguém é tolo — disse Jorginho.
O governador disse ainda que o governo federal “mente na cara dura”.
— O Lula toda vez que vem para cá, ele não entrega nada. Só vem para falar mal da gente.
Ele também citou obras na BR-101 e chamou o governo Lula de “cara de pau”.
— Fazer a 101 que está parada, vocês não querem. (…) Seus cara de pau.
Lula tapou o nome de Jorginho em placa
Durante visita ao Estaleiro Detroit, em Itajaí, nesta sexta-feira, o ministro dos Transportes, George Santoro afirmou que o Estado recurou fazer uma parceria com o governo federal para projetos viários ao valor de R$ 24 bilhões.
— Você disse que vocês procuraram o governador para fazer projetos aqui, de quanto? Vinte e quatro milhões? — questionou Lula, ao ministro.
O ministro concordou, e Lula perguntou em seguida qual teria sido o argumento do Estado.
— Não teve argumento. Ele [Jorginho Mello] simplesmente não quis fazer parceria. Foram projetos iguais no governo do Paraná. Nós fizemos seis leilões no governo do Paraná. Os dois projetos estavam juntos no mesmo período, e a gente teve que refazer os projetos, por isso demorou tanto — explicou Santoro.
Após a resposta do ministro, Lula fez perguntas sugerindo que a postura do Estado teria feito as obras não ocorrerem.
— O Paraná fez. Mas o governador poderia ter feito junto, mas ele não quis. As obras já estão acontecendo [no Paraná]. E aqui nada? Tá bom, obrigado, meu querido — encerrou Lula.
Em seguida, Lula e aliados fizeram o descerramento da placa sobre o lote 2 da BR-470, e o presidente cobriu com a mão o nome de Jorginho.
O ministro não deu detalhes, mas as obras mencionadas no Paraná seriam do Novo PAC e envolvem melhorias de rodovias federais no Paraná e a construção de um contorno viário na região de Maringá.
“Qual é o tamanho da cabeça desse cidadão?”
Mais tarde, em discurso no estaleiro em Itajaí, Lula fez duras críticas a Jorginho e se disse “indignado” com a ausência do governador nos eventos do governo federal no Estado. Esta foi a terceira vez que o presidente vem a Santa Catarina no atual mandato.
— Aqui a proposta era fazer um projeto de R$ 24 bilhões, ele simplesmente não participou pra fazer parceria com o governo federal. Qual é o tamanho da cabeça desse cidadão? Qual é a qualidade da massa encefálica que ele tem na cabeça? É de se pesquisar. Porque o ser humano não pode ser pequeno a ponto de não priviligeriar os interesses do povo de Santa Catarina.
— O que eu fico indignado é a falta de respeito de um governador de estado que não participa de nada que o governo federal faz aqui — acrescentou.
Lula também citou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Jorginho, ao criticar o governador:
— Ele deveria vir aqui explicar pra vocês por que na campanha dele, ele tirava foto com metralhadora. Por que o presidente dele não fez um terço do que fazemos nesse Estado. Eu se fosse igual eles, jamais viria a Santa Catarina, afinal de contas eu perdi as eleições aqui. Eu poderia dizer: “eu não gosto de Santa Catarina, eu não vou”. Mas quem governa o país não pode pensar pequeno.
As visitas do 3º mandato de Lula
A primeira visita de Lula a SC no terceiro mandato ocorreu em 9 de agosto de 2024. Na ocasião, o petista inaugurou o Contorno Viário da Grande Florianópolis, obra prevista no contrato de concessão do trecho Norte da BR-101 em SC que buscou desafogar o trânsito da região da Capital. No mesmo dia, ele também participou do lançamento ao mar da primeira fragata da Classe Tamandaré construída em Itajaí.
No ano seguinte, em maio de 2025, na segunda visita do mandato a SC, Lula participou do anúncio de R$ 844 milhões em investimentos no setor náutico e logístico, incluindo obras de modernização, dragagem e ampliação do terminal. O ato marcou a federalização da administração do porto de Itajaí.
Nesta sexta, Lula participou do lançamento e batismo da fragata Cunha Moreira (F202), em Itajaí. Batizar a embarcação, quebrando uma garrafa de espumante no casco, é uma tradição para atrair boa sorte para os marinheiros. A partir do batismo, a fragata está pronta para ir ao mar.
Depois, visitou embarcações contratadas pela Petrobras que integram o Programa Mar Aberto, destinada à renovação e ampliação da frota da Petrobras e ao fortalecimento da indústria naval nacional. No total, há 10 embarcações em construção em Itajaí e seis em Navegantes, com uma mobilização total de mais de 2 mil trabalhadores. (NSC)











