Home Últimas Notícias Escola Mater Dolorum trabalha primeiro dia de simulação de votação para a comunidade

Escola Mater Dolorum trabalha primeiro dia de simulação de votação para a comunidade

0
Escola Mater Dolorum trabalha primeiro dia de simulação de votação para a comunidade

Através do projeto “Exercendo a Cidadania: Conscientização ética, política e cidadania”, a Escola Mater Dolorum, de Capinzal, proporcionou uma simulação de votação para a comunidade. O Cartório Eleitoral disponibilizou dois funcionários e duas urnas para a simulação de como será a votação, para os alunos e também a comunidade em geral.

A ação segue nesta terça-feira (04) e os interessados em participar da atividade podem se dirigir ao colégio nos três períodos, matutino, vespertino e noturno.

De acordo com a diretora do educandário, Giana Martins, o objetivo da atividade é auxiliar a comunidade em relação ao processo eleitoral. A diretora coloca que a ideia se dá em função da dificuldade em entender para quantas pessoas será preciso votar e a ordem da votação.

Para a aluna do segundo ano do ensino médio, Ana Trombeta, que vai votar pela primeira vez esse ano e já participou da atividade nesta segunda-feira (03), a experiência é de extrema importância, “Acredito que para a nossa idade e muitos adultos também, existe uma dificuldade na hora de votar. Eu não tinha nenhuma noção do que fazer, inclusive fiz muitas perguntas sobre os documentos que era preciso levar e também outras questões que eu ainda tinha dúvidas”, conta a estudante.

Os professores elaboraram um questionário, para trabalhar a ética e a cidadania com os alunos e também com os pais. São abordadas as funções do presidente, governador, senador, deputado. Também é feito um estudo sobre os planos de governo referentes a educação.

O professor Francisco Dirceu Araujo, parceiro do projeto, coloca que o objetivo é trazer a importância do momento em que o país vive. Segundo ele, o trabalho de conscientização, é um questionário para entender o conhecimento e entendimento do aluno em relação ao processo eleitoral.