Home Notícias Geral PR lança nota das declarações do vereador Renato Markus sobre a presidência da Câmara

PR lança nota das declarações do vereador Renato Markus sobre a presidência da Câmara

0
PR lança nota das declarações do vereador Renato Markus sobre a presidência da Câmara

Capinzal – Um dia depois de o vereador Renato Marcelo Markus (PR) ter afirmado que é candidato a presidente da Câmara de Vereadores de Capinzal, e da bancada de oposição formada pelos vereadores Carlos Adriano Zocoli (PSDB), Rafael Tonial (PSB), Valmor de Vargas (PPS) e Kelvis Borges (PP) terem anunciado em entrevista coletiva que apoiam Markus na disputa ao cargo, o Partido da República lançou nota oficial à imprensa se manifestando sobre o assunto. Confira:

“Nota do Partido da República – PR

O Partido da República – PR de Capinzal, por meio de seu presidente, Sr. Bernhard Joseff Gratt, vem a público se manifestar quanto as declarações feitas pelo seu vereador e também membro da diretoria executiva na imprensa capinzalense, o Vereador Renato Marcelo Markus.

O então vereador comunicou a sua intenção numa reunião extraordinária do partido, de lançar-se como candidato ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Capinzal no exercício 2019-2020. Na oportunidade, o partido consentiu com a vontade do mesmo, orientando-o a buscar o apoio da bancada de situação.

As demais declarações proferidas pelo mesmo foram feitas de forma individual, não representando a opinião do partido, sendo ele totalmente responsável pelas suas declarações.

O Partido da República de Capinzal reafirma o compromisso com a atual administração e com a população capinzalense.

Capinzal – SC, 22 de novembro de 2018.”

Oposição anuncia apoio à candidatura do vereador Renato Markus (PR) à presidência da Câmara de Capinzal 

Entenda

Os vereadores de oposição Kelvis Borges (PP), Rafael Tonial (PSB), Valmor de Vargas (PPS) e Carlos Adriano Zocoli (PSDB) anunciaram em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (21) o apoio à candidatura do vereador Renato Marcelo Markus (PR), que pertence à base de sustentação da administração municipal, à presidência da Câmara de Capinzal. A eleição da nova mesa diretora para o biênio 2019-2020 ocorre no próximo dia 11 de dezembro.

Na coletiva, os vereadores justificaram o apoio pelo fato da manifestação de Markus e pelo apoio que ele teria dentro do próprio partido para disputar a sucessão de Gilmar Junior da Silveira (PSD). Na ocasião, os oposicionistas anunciaram a chapa que irá para a disputa:

Presidente – Renato Markus (PR)

Vice-Presidente – Carlos Adriano Zocoli (PSDB)

Primeiro-Secretário – Rafael Tonial (PSB)

Segundo-Secretário – Valmor de Vargas (PPS)

Em entrevista na noite desta terça-feira, logo após a sessão do Legislativo, Renato Markus confirmou que está com o nome à disposição para a presidência da Câmara. “Já tive várias conversas dentro do partido, o PR, e ali que eu tenho que fazer os alinhamentos e as tratativas. Eu coloquei meu nome à disposição sim, já faz mais de ano, isso com certeza, e como eu disse, o meu nome está à disposição, eu sou candidato a presidente, que fique bem claro isso, eu não estou eleito porque eu preciso de mais quatro votos e já tem um afinamento, uma conversa bem alinhada com os vereadores Kelvis, Adriano, Valmor, Rafael, e eles se comprometeram com o voto. É claro que a gente espera no dia da votação, que é ali que se confirma”, disse.

O vereador do PR ressalta que esse é um projeto pessoal e partidário que busca o melhor para Capinzal e para o Legislativo. “Talvez até por certo distanciamento com relação à administração, falta de conversas, talvez, e buscar dentro da câmara busca melhor relacionamento com os vereadores e economia dos cofres públicos”, completa.

Markus revela que, em reunião do partido no dia 23 do mês passado, houve a sinalização para que ele lançasse o nome para disputar a presidência da Câmara. Diante disso, ele acredita que a permanência dos ocupantes dos cargos do PR dentro da administração municipal, principalmente na secretaria da Educação, deverá ser avaliada. “Nada mais justo que ocorra um chamamento por parte do executivo, da direção do PR municipal e que se avalie os cargos da Secretaria de Educação e Fundação Municipal de Esportes (FME) que é o que o PR possui, e dentro dessa conversa se avalie ou não a permanência. Isso vai depender da coligação”.

Situação

A bancada de situação é formada pelos vereadores Gilmar Junior da Silveira (PSD), Bruno Michel Favero (SD), Lucas Antônio Dorini (MDB), Alcidir Afonso Coronetti (MDB) e Renato Marcelo Markus (PR). A atual mesa diretora, presidida por Silveira, foi eleita com os votos dos cinco parlamentares. Segundo as informações, um acordo teria sido firmado, à época, para o biênio final de legislatura, e, pelo acordo, seria a vez de Bruno Michel Favero.