Home Notícias Região Operadora Oi inicia implementação do sinal 3G em Piratuba

Operadora Oi inicia implementação do sinal 3G em Piratuba

0
Operadora Oi inicia implementação do sinal 3G em Piratuba

A operadora Oi (antiga Brasil Telecom) iniciou nesta semana a implementação do sinal 3G em Piratuba. Em grande parte da manhã de hoje (01), pode-se navegar na rede de “alta velocidade” em alguns pontos do centro da cidade.

Este é o fruto da parceria entre a operadora brasileira Oi e a operadora italiana TIM. Ainda em 2018, as duas operadoras foram autorizadas a compartilharem seu sinal móvel. Onde a Oi possui uma boa cobertura, a TIM será beneficiada e onde a TIM possuir um bom sinal, a Oi será a beneficiada. O sinal, porém passa por ajustes. A velocidade ainda fica entre 2 a 3 megas por segundo e a latência ainda é alta.

Para usufruir das melhorias, é recomendado que o cliente ative os dados em roaming se ele é cliente móvel da Oi.

Sobre as melhorias, a operadora Oi declarou em nota à reportagem que a autorização pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) possibilitou que os clientes possam receber os sinais em 4G e 3G. Sobre a internet fixa, a Oi ressaltou os seus investimentos: novas portas foram disponibilizadas no sinal ADSL e VDSL e a implementação de fibra óptica está sendo analisada conforme condições técnicas e mercadológicas.

Confira a nota completa:

“A Anatel autorizou em julho de 2018 a ampliação do compartilhamento sob a forma de ran sharing ( ou o compartilhamento de rede de acesso via rádio) entre a Oi e a TIM. Além de permitir que esse compartilhamento ocorra também na 4G (em 2,5 GHz) – antes ele só estava autorizado para a frequência de 1,8 GHz (3G) –, a agência dá mais um passo na liberalização do mercado, ao permitir que as duas operadoras compartilhem as frequências umas das outras. Sobre a expansão da telefonia móvel e fibra óptica na região de Piratuba a Oi informa que estuda a expansão de seus serviços de acordo com condições técnicas e mercadológicas. A Oi investiu mais de R$ 167,4 milhões no Paraná de janeiro a setembro de 2018, o que representa um crescimento de 4% em comparação ao mesmo período do ano passado. A operadora implantou no Paraná 31 novos sites de telefonia móvel e 700 ampliações e modernizações até o terceiro trimestre do ano. Além disso, 13.616 novas portas para o serviço de banda larga fixa foram implantadas.”

(Rádio Piratuba)