A gestão pública por meio de indicadores de resultado, uma inovação no Governo de Santa Catarina, virou tema de painel no III Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público, que vai até sexta feira, 6, no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis. Nesta tarde, o coordenador de Planejamento da Secretaria de Estado da Administração, Giovani Cardoso Pacheco, foi convidado a integrar o painel Planejamento Estratégico e Planos de Desenvolvimento do Setor Público para apresentar o modelo.
Durante a exposição, Pacheco abordou a administração estratégica, explicou como a gestão por indicadores de resultados foi construída. “Todas as secretarias do Governo do Estado participaram da construção dos indicadores, em mais de 150 reuniões de trabalho. Posteriormente, tudo foi validado pelo governador Carlos Moisés,” afirmou.
De acordo com o coordenador, o modelo parte de quatro grandes pilares, que se dividem entre áreas de atuação, que por sua vez, se subdividem em indicadores. Pacheco explica que as áreas não foram divididas por pastas (secretarias), pois a proposta do Governo é transversalizar as demandas da sociedade entre uma ou mais secretarias.

“Um exemplo é a questão do saneamento básico, que é de interesse da Infraestrutura, da Saúde, da Assistência Social, do Desenvolvimento Socioeconômico e da Casan, sendo assim, essas áreas deverão trabalhar em conjunto para atingir os objetivos propostos para o indicativo do saneamento e melhorar este índice no Estado” afirma. De acordo com esta proposta, todos os 266 indicadores deverão ser medidos e melhorados de forma transversal e plural entre as secretarias do governo estadual.
O Cidesp
O Congresso Internacional de Desempenho do setor público abriu na tarde desta segunda-feira, 2, no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis a sua terceira edição. A troca de saberes e experiências entre estudantes, pesquisadores, e profissionais que atuam na gestão púbica é uma parceria entre a Fundação Escola de Governo ENA, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Na abertura do evento, o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, destacou a importância dos temas abordados. “Discutir o desempenho no setor público é uma grande oportunidade de buscar soluções para melhoria da gestão. O Governo do Estado está alinhado a esta proposta e focado em uma gestão por resultados” disse.

A programação do congresso abrange palestras e painéis com especialistas em diferentes temas relacionados à gestão pública, além apresentação de trabalhos acadêmicos e de relatos de práticas em gestão.


