Capinzal/Ouro – As administrações municipais de Capinzal e Ouro ajustam os detalhes para publicação de decreto, em conjunto, que obriga o uso de máscara devido à pandemia de coronavírus. Um decreto do governo do Estado libera a confecção de máscaras caseiras para auxiliar no enfrentamento ao Covid-19 em Santa Catarina.
De acordo com o prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini, desde os últimos dias está havendo um contato direto e permanente com o prefeito de Ouro, Neri Miquelotto, a fim de afinar o texto do decreto que será concomitante aos dois municípios. O intuito é buscar uma simetria no texto a respeito da obrigatoriedade do uso de máscaras nas duas cidades.
Dorini comenta que está havendo uma dificuldade na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), uma vez que, com o decreto, empresas privadas e órgãos públicos precisarão fornecer esses equipamentos. “Nós temos empresas como BRF e tantas outras que têm um número elevado de funcionários e que precisam ter máscaras à disposição. E está havendo dificuldade no mercado para a compra desse material”, comenta.
Segundo Dorini, o que vem sendo observado é o uso de material confeccionado por voluntários, costureiras, entre outros. A intenção é que a partir de quarta ou quinta-feira desta semana o decreto seja publicado para os dois municípios. A decisão será tomada entre hoje e amanhã.
“Mas o que nós observando hoje a circulação de pessoas na ruas, mais de 50% da nossa população já está usando máscara e isso é um bom sinal. O uso nem precisaria ser obrigatório, nem ter decreto, já que é uma questão de conscientização e respeito consigo mesmo e com o semelhante. É importante a gente estar frisando isso. Vamos aguardar para que a gente possa a partir de quarta ou quinta-feira estar passando mais informações para a nossa população”, conclui.



