No início da tarde deste domingo (29), o engenheiro-chefe do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) da região de Passo Fundo, Adalberto Jurack, entrou em contato para prestar esclarecimentos sobre a atual situação da BR-153, nas proximidades do posto fiscal, onde há uma interdição parcial na pista.
Diante da grande repercussão do caso, Jurack afirmou que não há, no momento, risco de deslizamento ou de interdição total da via, como ocorreu em 2014. Segundo ele, topógrafos e toda a equipe técnica do DNIT estão mobilizados, acompanhando e monitorando a situação de forma constante.
O engenheiro também informou que máquinas estão sendo deslocadas para viabilizar um desvio no trecho, utilizando uma área onde já havia sido iniciada uma obra pela empreiteira que venceu a licitação. No entanto, de acordo com ele, a empresa acabou priorizando outros trechos e deixou o serviço em Marcelino Ramos inacabado.
O desvio terá aproximadamente 500 metros de extensão e, segundo Jurack, resta concluir a limpeza do talude, a aplicação de duas camadas de base e a pavimentação do local. Ele garantiu que todas as providências necessárias estão sendo tomadas com urgência para garantir a segurança dos usuários da rodovia e restabelecer a normalidade no trânsito. (Marcelo Santos)



