O Grupo de Escoteiros Trem do Vale de Capinzal e Ouro está promovendo mais uma campanha solidária. Desta vez, os beneficiários serão imigrantes venezuelanos que estão em Capinzal.
O fluxo de venezuelanos e venezuelanas é o maior êxodo da história recente da América Latina e a ONU estima que mais de 4,7 milhões de pessoas já deixaram seu país de origem. As autoridades brasileiras estimam que cerca de 264 mil venezuelanos vivem atualmente no país.
Com destino a Capinzal, 112 refugiados e migrantes venezuelanos deixam Boa Vista- Roraima no início do ano para ingressar no mercado de trabalho pela Estratégia de Interiorização da Operação Acolhida, resposta humanitária do Governo Federal.
Os imigrante que fugiram da crise que assola seu país, estão hospedados em um hotel da cidade e a empresa BRF que contratou estes trabalhadores, está custeando a hospedagem e alimentação neste primeiro mês, e a partir deste prazo, eles deverão alugar imóveis e se estabelecer.
Pensando na situação dessas famílias que estão fugindo de um governo ditador que causou fome e miséria em seu país, é que o grupo de escoteiros e parceiros, busca junto à comunidade doações de roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene, material escolar, móveis entre outras.
Os pontos de coletas são:
Companhia do Corpo de Bombeiros em Capinzal – Bairro São Cristóvão e Mecânica Biasi em Ouro – Parque Jardim Ouro.
As roupas e calçados já podem ser de inverno também, pois eles não têm esse tipo de vestuário devido ao clima da região de onde vieram. Já para os móveis solicitamos que as pessoas interessadas em doar façam contato via WhatsApp (49) 998154518 para combinar o frete.
Lembrando que as maiores necessidades são os itens básicos como fogão, geladeira, colchões, camas, pias de cozinha, botijão de gás.



