Acontece em Barcelona, na Espanha, desde terça-feira (26), a 28ª Seafood Expo Global/Seafood Processing Global, que é a maior feira de frutos do mar do mundo. O evento seguirá até quinta-feira (28) e reúne mais de 2.000 empresas expositoras de 89 países. A expectativa é que 60 mil visitantes do mundo todo passem pelo evento.
O nova-santa-rosense Jairo Gund, secretário nacional de Aquicultura e Pesca, está no evento representando o governo brasileiro.
Com exclusividade ao site Oeste Notícias, Jairo disse que a sua participação no evento tem como um dos principais objetivos, apresentar as potencialidades do Brasil aos europeus, para que a exportação de pescados volte ao mercado europeu.
De acordo com Gund, desde 2004, o governo brasileiro não atendia as exigências do mercado europeu e, em 2017, as portas foram fechadas para o Brasil neste segmento. “Somado a falta de credibilidade dos governos anteriores e ao protecionismo europeu, foram suspensas nossas exportações para a Europa, que desde de 2019 eu pessoalmente venho tratando para retomar. Fizemos em três anos, o que não foi feito quase 16 anos”, explica. “Cumprimos com a nossa parte, agora só dependemos da União Europeia vir verificar e liberar o Brasil, que, com isso, poderemos ter um salto ainda maior na aquicultura e pesca brasileira”, completou. As informações são do Oeste Notícias.



