Com o objetivo de fomentar o turismo e com isso promover o desenvolvimento sustentável das cidades com ações que possam impactar positivamente no crescimento econômico local e regional, o Sebrae vem cada vez mais apoiando a criação de trades turísticos na região Meio-Oeste. A meta também é fortalecer a região e assim atrair negócios, gerar emprego e renda para as famílias.
Em Alto Bela Vista o Roteiro Caminho Encanto das Águas foi lançado em 2019 e desde então vem ganhando força e realizando ações coletivas para destacar o turismo local, um trabalho coletivo conduzido pelo Conselho Municipal de Turismo, Empreendedores e Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Entre as ações estão as visitas técnicas, como aconteceu no dia 21 de maio quando o trade turístico de Alto Bela Vista com representantes do poder público, empreendedores rurais e urbanos, artesãos, entidades e membros da comunidade visitaram Arroio Trinta com o objetivo de conhecer o funcionamento do roteiro Fiori i Sapori da Itália Brasileira e buscar experiência para aprimorar o turismo de Alto Bela Vista.
Segundo coordenadora de Cultura e Turismo de Alto Bela Vista Juliana Andrade “Foi realmente um dia de adquirir conhecimento e junto com nossos empreendedores perceber o quanto nosso município é maravilhoso e turístico, só precisamos de forma integrada dar atenção ao que o turista quer encontrar. O receptivo de Arroio Trinta faz toda diferença e nos encantou”.
De acordo com Daniela Engel produtora rural e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Alto Bela Vista, a visita foi muito produtiva e deu para perceber o quanto o município de Arroio Trinta está organizado para atender aos turistas, tem vários atrativos públicos e isso atrai atenção das pessoas. “Nosso município tem muitos cenários naturais lindos que podem ser melhor aproveitados e precisamos contar e nos orgulharmos de tudo que temos”.
Já para a empreendedora rural Danuza Ribeiro, “essas visitas técnicas nos ajudam a perceber principalmente que estamos no caminho certo. Em nossa propriedade já recebemos vários visitantes que não sabem tudo que tem para fazer no nosso Roteiro Caminho Encanto das Águas de Alto Bela Vista, por isso sempre divulgamos, os trades turísticos tem que se apoiar mutuamente, um divulgando o outro”.
A consultora do Sebrae Neusa Oliveira que acompanhou o grupo, ressaltou que é fundamental essas visitas com intuito técnico para as pessoas vivenciarem experiências em outros destinos para que consigam implementar, melhorar o que já existem no seu município e ainda se inspirar para novas oportunidades de negócios. “Alto Bela Vista está de parabéns pela parceria entre poder público e privado por aceitar buscar cada vez mais conhecimento e se preparar para fortalecer o turismo local. A consultora ainda faz questão de parabenizar Arroio Trinta pela receptividade e organização do setor público e privado que faz toda diferença para um turismo de qualidade funcionar.
O grupo foi recepcionado pela empresa Benvenutti que faz o receptivo local e no sábado foi conduzido pela profissional Karine Cividini, muito elogiada pelos participantes.A secretaria de Turismo de Arroio Trinta Adriane Biava esteve presente recebendo os turistas e explicando a importância do apoio do poder público para o turismo funcionar no município. “Cuidar da cidade, da infraestrutura e dar suporte aos empreendedores do roteiro é fundamental para a sustentabilidade do turismo”.
O Sebrae trabalha em prol do desenvolvimento sustentável do turismo com ações que possam impactar positivamente no desenvolvimento econômico local e o turismo vem se fortalecendo na região e com isso novos negócios, emprego e melhoria na renda das famílias. Em Alto Bela Vista o Roteiro Caminho Encanto das Águas foi lançado em 2019 e desde então vem ganhando força e realizando ações coletivas para destacar o turismo local, um trabalho coletivo conduzido pelo Conselho Municipal de Turismo, Empreendedores e Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico. (Ascom/Sebrae)