Santa Catarina terá uma nova queda nas temperaturas nesta semana com o avanço de massas de ar frio pela Região Sul. Em algumas áreas do Estado, os termômetros podem marcar apenas 1ºC. A mudança no tempo também pode provocar temporais isolados em parte do território catarinense.
A onda de frio começou a avançar pelo Brasil no sábado (12) e deve ganhar força a partir de terça-feira (15), quando uma nova massa de ar polar chega à Região Sul. Segundo a Meteored, o reforço do ar frio deve manter temperaturas abaixo dos 10ºC durante as madrugadas e manhãs em diversos municípios da região.
O frio começa a perder intensidade a partir de quinta-feira (17), conforme as massas de ar frio se afastam em direção ao Oceano Atlântico.
Previsão do tempo para a semana em SC
Segundo a Defesa Civil estadual, na segunda-feira (14), o tempo permanece instável no leste de Santa Catarina. A previsão indica muitas nuvens e chuva fraca, que pode ser persistente. No Litoral, a precipitação pode ser mais intensa em alguns momentos, com baixo risco de alagamentos pontuais.
No Grande Oeste, há possibilidade de pancadas isoladas acompanhadas de raios. O risco de ocorrências meteorológicas é baixo.
Durante a manhã, as temperaturas ficam entre 2ºC e 10ºC nos Planaltos, Grande Oeste e regiões serranas. No Litoral e no Vale do Itajaí, os termômetros variam entre 8ºC e 14ºC.
À tarde, o frio continua principalmente nas áreas mais altas dos Planaltos, onde as máximas ficam abaixo dos 10ºC. No Oeste e no Litoral, porém, as temperaturas podem chegar a 21ºC.
Na terça-feira (15), o sol aparece entre nuvens na maior parte do Estado. Entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Norte catarinense, no entanto, a instabilidade pode provocar temporais isolados a partir da tarde.
Nessas regiões, o risco varia de baixo a pontualmente moderado para ocorrências meteorológicas. Nas demais áreas, não há previsão de risco significativo.
Com a chegada do novo ar frio, as menores temperaturas do dia devem ocorrer no fim da tarde. Planaltos, Meio-Oeste e regiões serranas podem registrar mínimas entre 1ºC e 8ºC. No Litoral, Oeste e Vale do Itajaí, os valores ficam entre 7ºC e 15ºC.
Apesar do frio, algumas áreas terão temperaturas mais elevadas à tarde. No Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte, as máximas podem alcançar 24ºC ou 25ºC.
Mar também fica agitado
A intensificação do vento sul deve deixar o mar agitado em toda a costa catarinense a partir da noite de terça-feira. As ondas podem atingir entre 2 metros e 2,5 metros, com picos maiores em alto-mar.
A condição representa risco moderado para atividades de navegação e pesca.
Entre quarta (16) e quinta-feira (17), o tempo volta a ficar firme em todo o Estado, com predomínio de sol e variação de nuvens. As manhãs ainda serão frias, mas as temperaturas ficam mais amenas durante as tardes.




