Home Notícias Região Alunos do 5º ano de Zortéa participarão de Oficinas da Educação Maker

Alunos do 5º ano de Zortéa participarão de Oficinas da Educação Maker

0
Alunos do 5º ano de Zortéa participarão de Oficinas da Educação Maker

Uma parceria entre o Sesi/Senai Capinzal, através da Educação Maker e a Prefeitura de Zortéa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá atender crianças do 5º ano da rede municipal de ensino do município.

Os participantes (crianças e adolescentes), desenvolverão competências e habilidades necessárias para o mundo de hoje. As oficinas ofertadas são nas áreas de Tecnologia e Robótica, Matemática e Games e Comunicação e Mídias. Nestas oficinas os alunos são provocados à buscarem soluções de situações reais, sendo protagonistas do processo de aprendizagem.

A carga horária será de 80 horas, com encontros semanais às quartas-feiras, das 07h45 às 11h45min e das 13h30 às 17h30, no contraturno escolar. O espaço foi entregue na tarde do dia 08 de agosto.

Nas oficinas de Matemática e Games, os estudantes se dão conta de que a matemática está em tudo e que pode ser aprendida de forma divertida, por meio da construção de games, do uso da impressora 3D e através de ricos aplicativos que poderão ser utilizados posteriormente no seu dia a dia.

Os espaços integrados promovem exploração, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Zortéa, Marizete Suzin, a Educação Maker incentiva a criatividade e a autonomia, o que resulta em benefícios a estudantes, professores e escolas, melhorando o nível de aprendizado e promovendo também o desenvolvimento de habilidades fundamentais para as profissões do futuro.

Sobre a Educação Maker

A Educação Maker promove atividades ‘mão na massa’. Tem origem no Movimento Maker, em que “Maker”, do inglês, significa fazer e tem relação direta com a proposta ‘faça você mesmo’, promovendo que as pessoas criem objetos e executem seus projetos.

A proposta educacional do SESI de Santa Catarina atua em seus Espaços de Educação Maker, local em que os estudantes encontram oportunidade de desenvolver competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas, partindo da experimentação, como estratégia de desenvolvimento e apropriação de novos conceitos.

A aprendizagem é baseada em problemas e em projetos, metodologias ativas que dão significado ao aprendizado, estimulam a pesquisa, o trabalho em equipe e a socialização do conhecimento, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento das competências do século XXI.