Home Notícias Geral Alunos do Ensino Fundamental e de Creches da rede municipal de Capinzal voltam às aulas na quarta

Alunos do Ensino Fundamental e de Creches da rede municipal de Capinzal voltam às aulas na quarta

0
Alunos do Ensino Fundamental e de Creches da rede municipal de Capinzal voltam às aulas na quarta

Capinzal – Professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Capinzal estão reunidos na manhã desta segunda-feira (05) no Centro Educacional Prefeito Celso Farina para dar continuidade às atividades de formação continuada dos professores antes do início do ano letivo junto aos alunos.

Os trabalhos são coordenados pela Diretora de Ensino da Rede Municipal de Ensino, Izolete dos Santos Riqueti. Segundo ela, estão sendo discutidas algumas mudanças na prática educacional cotidiana. Uma delas é a eliminação do exame final e a média final. Anteriormente, a média para aprovação do aluno era 5. Hoje, mudou para média 6 e não haverá mais realização de exame de final de ano.

Izolete destaca que os pais têm que estar atentos e próximos da escola. Serão três trimestres em que o aluno deverá atingir a média final seis. “A recuperação de notas, conteúdo e conhecimento vai ter que se desenvolver no decorrer do ano”, comenta.

A diretora de Ensino ressalta que a aceitação por parte dos professores, apesar das dúvidas, está sendo boa. “São mudanças que afetam a prática cotidiana docente, interferem no fazer pedagógico e envolve aspectos qualitativos e quantitativos. Apesar da dúvida está tendo uma boa aceitação por parte dos professores”, enfatiza.

Início das aulas

Izolete lembra que está sendo preparada uma recepção especial aos alunos da rede fundamental e creches na próxima quarta-feira, dia 07. Trata-se de um projeto de acolhida junto aos estudantes. As aulas para os alunos do Pré-Escolar começam na quinta-feira, dia 08. No total a expectativa que mais de 3,3 mil alunos voltem às aulas. Ainda estará aberto até amanhã (06) o período de rematrículas.

Proposta curricular

Izolete dos Santos Riqueti comenta que houve a aprovação no dia 20 de dezembro do ano passado da base nacional comum curricular e que foi homologada pelo Ministério da Educação. A intenção da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes é implantar a Proposta Curricular Municipal. “São perspectivas de estarmos estudando o documento nacional ao longo deste ano, norteador do currículo nacional, e queremos implantar a proposta curricular municipal de Capinzal”, adianta.

Izolete destaca que a capacitação dos professores neste mês já conta com essa perspectiva, fazendo um estudo da base nacional comum curricular. “A base nacional comum curricular prevê 60% dela seria o currículo comum nacional e 40% dá abertura para as propostas de questões locais”, detalha.

Nesta terça-feira (06) tem continuidade a formação continuada no Centro Educacional. A professora Patrícia Pedroso trabalhará com os professores de creches sobre atividades preventivas, de dificuldades de aprendizagem, de acolhida e movimento, que foram discutidas também com a coordenadora pedagógica da rede de pré-escolar, professora Luciane Thomazzoni e com a coordenadora pedagógica das creches municipais, professora Cimara Baú.