Home Notícias Política ANAC autoriza aeroporto Hugo Cantergiani de Caxias do Sul a receber voos internacionais

ANAC autoriza aeroporto Hugo Cantergiani de Caxias do Sul a receber voos internacionais

0
ANAC autoriza aeroporto Hugo Cantergiani de Caxias do Sul a receber voos internacionais
Foto: Divulgação

Portaria permite que terminal receba apenas rotas privadas de fora do país. Documento vale até 31 de dezembro. A portaria que homologa a internacionalização do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani foi anunciada na tarde desta terça-feira (18) pelo Executivo municipal. Com o ato oficial da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), o terminal aeroportuário fica autorizado a receber voos internacionais. A portaria da internacionalização tem prazo inicial até 31 de dezembro de 2024.

Conforme o documento, o processo favorece apenas serviços aéreos privados ou serviços aéreos públicos não regulares de passageiros. A portaria n⁰ 14.831 indica que a internacionalização favorece pousos e decolagens de aeronaves privativas, transportando delegações de jogadores para confrontos internacionais de futebol válidos pela Copa CONMEBOL Libertadores e pela Copa CONMEBOL Sul-Americana. As operações devem ter agendamento prévi0 de 48 horas.
Da mesma forma, será necessário também que a administração aeroportuária comunique com antecedência a chegada dos voos para a Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vigiagro).

O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias, Alfonso Willenbring Júnior, enumera as proposições que vêm sendo adotadas para a melhoria da infraestrutura do Hugo Cantergiani.

“O projeto para asfaltamento da pista de pousos e decolagens está pronto para execução. Os equipamentos de aproximação para auxílio em pousos, os PAPIs (Precision Approach Path Indicator), já iniciamos os estudos de topografia para instalação, que devem ser instalados nos próximos dias. Já sobre a ampliação das salas de embarque e desembarque, com aquisição de nova esteira e equipamentos de Raio-X, temos um projeto arquitetônico que está praticamente finalizado”, explica Willenbring.

O investimento das melhorias é de cerca de R$ 13 milhões. Nesta terça-feira, em Caxias do Sul, o governador Eduardo Leite anunciou a liberação de até R$ 14 milhões.