Apagão afeta 15 mil consumidores na Regional da Celesc de Joaçaba

Política

A instabilidade no fornecimento de energia elétrica afetou fortemente diversos municípios do Meio-Oeste catarinense na noite deste domingo (21). De acordo com o sistema de monitoramento em tempo real da Celesc, atualizado por volta das 19h48, a Regional de Joaçaba concentrava a esmagadora maioria das interrupções registradas em toda Santa Catarina.

O município mais impactado foi Campos Novos, onde 11.789 unidades consumidoras chegaram a ficar no escuro simultaneamente.

(H2) Explosão e sobrecarga no sistema

De acordo com informações preliminares apuradas pelo Jornal O Celeiro, uma explosão em um transformador teria sido o estopim para a interrupção massiva no fornecimento em Campos Novos. Com o avanço da noite, o aumento natural no consumo de eletricidade — impulsionado pelo acionamento da iluminação pública e pelo maior uso de equipamentos nas residências — teria provocado uma sobrecarga no sistema da região, agravando o problema.

A Celesc informou que todas as ocorrências na região são classificadas como desligamentos acidentais. Equipes técnicas da companhia foram prontamente mobilizadas e seguem trabalhando na noite deste domingo para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.

Regional de Joaçaba lidera quedas em SC

Além de Campos Novos, o apagão também atingiu outros municípios atendidos pela Regional de Joaçaba. Confira os números de unidades afetadas por cidade no momento do pico da instabilidade:

    • Brunópolis: 1.413 unidades
    • Abdon Batista: 1.343 unidades
    • Erval Velho: 150 unidades
    • Monte Carlo: 101 unidades
    • Zortéa: 77 unidades
    • Herval d’Oeste: 72 unidades
    • Luzerna: 19 unidades
    • Vargem: 8 unidades
    • Água Doce, Lacerdópolis e Piratuba: 2 unidades cada
    • Ibicaré: 1 unidade

Ao todo, a Regional de Joaçaba contabilizava 14.979 unidades sem energia, respondendo por quase a totalidade das ocorrências do estado. No mesmo horário, Santa Catarina registrava 17.302 unidades afetadas no total (sendo 16.428 por problemas acidentais e 874 por desligamentos programados). Com informações do site Éder Luiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.