Curitibanos realizou, na manhã da última segunda-feira (22), uma audiência pública na Câmara de Vereadores, para discutir a implantação do Hospital Veterinário Público da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos. O evento contou com a presença dos deputados estaduais Marquito e Berlanda, do prefeito Kleberson Luciano Lima, vereadores, secretários municipais, lideranças regionais, representantes de entidades e integrantes da comunidade universitária.
A mobilização em torno do projeto foi construída ao longo de aproximadamente um ano, a partir da articulação entre a UFSC campus Curitibanos, Prefeitura de Curitibanos, o deputado estadual Marquito, por meio da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e o deputado federal Pedro Uczai.
A audiência também marcou a primeira visita oficial ao campus Curitibanos do reitor eleito da UFSC, professor Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior.
A Prefeitura de Curitibanos assumiu a responsabilidade de disponibilizar o terreno para a construção do hospital, localizado no Loteamento Righes. No campo dos recursos, o deputado estadual Berlanda anunciou a destinação de R$ 250 mil em emendas parlamentares, assim como o deputado estadual Marquito, que também confirmou aporte de R$ 250 mil. Já o deputado federal Pedro Uczai comprometeu-se com R$ 500 mil, enquanto o deputado federal Valdir Cobalchini anunciou a destinação de R$ 200 mil.
O diretor do campus Curitibanos da UFSC, professor Guilherme Delben, destacou o caráter histórico do momento e a importância do avanço institucional conquistado com a audiência pública. “Durante 14 anos nos acostumamos a uma ausência que jamais deveria ter sido normal: formar médicos-veterinários sem um hospital veterinário. A audiência pública representou o momento em que a comunidade decidiu não aceitar mais esse absurdo. Hoje retiramos o Hospital Veterinário do campo das promessas e iniciamos sua construção definitiva. Este hospital transformará a formação dos nossos estudantes, fortalecerá a causa animal e colocará Curitibanos como referência estadual em atendimento veterinário público”, afirmou.
A futura estrutura deverá ampliar significativamente a qualidade da formação acadêmica dos estudantes, fortalecer atividades de pesquisa e extensão, apoiar ações de saúde pública e oferecer atendimento à população e aos animais da região. Além de atender às demandas da medicina veterinária, o hospital deverá se consolidar como um importante instrumento de apoio à causa animal e ao desenvolvimento regional, reforçando a vocação de Curitibanos como polo de ensino, inovação e serviços.








