Na tarde da última terça feira (10) em Chapecó, dois policiais militares ambientais do 2º Batalhão de Policia Militar Ambiental (2ºBPMA) salvaram uma recém nascida de engasgamento. O fato ocorreu após a mãe da bebê de 19 dias ministrar um medicamento via oral, com o qual a bebê acabou se engasgando, tendo as vias aéreas obstruídas.
A mãe com a bebê, juntamente com o irmão de 14 anos, correram até o portão da Sede do 2º BPMA pedindo por socorro, momento em que os Sargentos Luciano e Simão perceberam o que estava acontecendo, pegaram a criança e iniciaram os procedimentos da chamada Manobra de Heimlich, utilizada para desengasgar bebês.
A ação rápida dos policiais fez com que a bebê voltasse a respirar, chorando e recuperando os sentidos, deixando todos aliviados e felizes. Após, o Corpo de Bombeiros foi acionado e transportou a bebê até o Hospital para avaliação médica, onde permaneceu em observação e foi liberada posteriormente, apresentando excelente estado de saúde.
Felize, os pais da pequena Sophia Antonella Balz, os Srs. Alexandre Balz e Gleica Toniazzo, voltaram ao 2º BPMA para agradecer pelo socorro prestado e destacaram com alegria que sempre contarão para a filha Sophia a história de como foi salva pelas mãos abençoadas dos policiais militares.
Graças aos treinamentos, técnica e profissionalismo dos policiais militares, o desfecho positivo almejado da ocorrência foi alcançado e diante disso, o comando do 2º BPMA emitiu referência elogiosa aos policiais como forma de reconhecimento pelo ato nobre e destaca que atitudes como esta devem ser motivo de orgulho para toda a corporação e aumentar ainda mais a confiança da comunidade nos serviços prestados pela instituição.








