Capinzal – O capinzalense Henrique Paim Junior, 31 anos, foi convidado a participar de um dos maiores eventos de esculturas em madeira com motosserra do mundo: O Festival Internacional “Lukomorye” que será realizado de 10 a 20 de maio na Rússia.
Paim ressalta que recebeu a informação pela internet. Ele conta que foi localizado há cerca de um mês através de uma rede social por um dos organizadores do evento na Rússia. “Um dos organizadores, não sei como, me achou no facebook. Aí ele me fez o convite, pediu um projeto sobre o que eu iria expor, e mandei”, explica.
O projeto que o capinzalense enviou foi relacionado às peças da exposição “Mãe Natureza”, realizada no final de outubro do ano passado no Centro Educacional Celso Farina.
A edição deste ano do Festival Internacional “Lukomorye” tem como tema “Esperança”. O local do festival é o território de “Parque de escultura em madeira” Lukomorye. O evento é realizado anualmente, sendo reconhecido pelas organizações internacionais AIESM (International Association of Monumental Escultura Eventos) e ISSA (International Sculpture Symposium Alliance).
Na Rússia gerações de artesãos têm vindo a desenvolver técnicas e tradições de woodcarving desde tempos antigos. O interesse por este material escultórico foi reavivado entre os escultores profissionais do século XX. O Festival Internacional “Lukomorye” mantém e desenvolve as tradições dos escultores russos e estrangeiros.
A notícia de que Paim Junior havia sido escolhido foi recebida nesta segunda-feira (13). Ele ficou numa segunda lista de 16 convidados que não receberão incentivo financeira da organização do evento, diferente da lista anterior com 26 nomes que terão a participação custeada.
Paim Junior revela que não conta com os valores necessários para a participação do evento no exterior. “Não vou conseguir participar, mas fiquei feliz simplesmente pelo convite, ser selecionado é de certa forma uma prova que estou no caminho certo”, completa. Ele diz que amigos estão incentivando-o a fazer uma “vaquinha” na internet para arrecadar fundos que permitam sua viagem à exposição que terá duração de dez dias. Ele estima que, de passagem ida e volta serão necessários cerca de R$ 6 mil, mais hospedagem e alimentação.
Do festival estão na lista escultores do mundo todo. Serão representantes de mais de dez países. Paim Junior espera conseguir em tempo hábil arrecadar o dinheiro necessário para que possa representar a cidade, o estado e o país num dos maiores eventos do gênero no mundo. O telefone de contato dele é o (49) 9 9936-2951.




