Home Notícias Geral Cavalo mordido por morcego no interior de Capinzal acende alerta do risco de raiva

Cavalo mordido por morcego no interior de Capinzal acende alerta do risco de raiva

0
Cavalo mordido por morcego no interior de Capinzal acende alerta do risco de raiva

Capinzal – Um fato registrado em uma propriedade no interior de Capinzal colocou em alerta autoridades sanitárias nesta semana. O caso ocorreu na propriedade do agricultor Flavio Almeida, na comunidade de Barro Branco. Um cavalo apresentava marcas de sucção no corpo provocadas por morcego hematófago. A informação foi confirmada pelo médico veterinário Marcelo Marcarian Cristofaro.

Segundo ele, é necessário neste momento fazer um alerta aos produtores de Capinzal e região sobre o risco real do surgimento de casos de raiva em herbívoros como equinos, bovinos e pequenos ruminantes).

“Durante o exame clínico notei a ferida de sugadura causada pelo morcego hematófago “Desmodus Rotundus“ vetor da raiva em ambiente rural”, ressalta Cristofaro.

A Cidasc foi comunicada. A orientação é para que o rebanho nas imediações da propriedade seja vacinado e em caso de ataque devem ser aplicas pastas “vampiricidas“ nos locais onde houver a mordida.

O veterinário ressalta que por enquanto nenhum caso clínico de raiva foi diagnosticado, mas o risco é iminente. “A raiva não tem cura e é sempre melhor prevenir do que tentar remediar tamanha enfermidade“, alerta o veterinário.