Crise dos Correios coloca 25 agências de SC em risco de fechar, aponta sindicato

Plantão

Em meio à crise econômica, 25 unidades dos Correios em Santa Catarina estão em risco de fechar, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Sintect). As agências teriam apenas um funcionário e atendem municípios de pequeno porte no Estado.

— Essas agências ficam sujeitas ao risco do funcionário sair ou se aposentar e não ter reposição. A população precisaria buscar outro município, gerando maiores deslocamentos tanto para quem precisa do serviço quanto para o funcionário que fará o atendimento — apontou Helio Samuel de Medeiros, Secretário-Geral do Sintect, ao NSC Total.

Em nota enviada à reportagem, os Correios afirmaram que o fechamento de unidades depende de avaliações técnicas e “firmamento de parcerias para otimizar a rede de atendimento em todo o país”. A estatal não estima um número específico de agências em risco de fechar em Santa Catarina. Nos últimos meses, seis agências foram fechadas em SC.

Nesta semana, os Correios recuaram e decidiram suspender temporariamente partes do seu plano de reestruturação econômica. Até 31 de julho ficam congelados o fechamento de agências e os cortes nas gratificações de funcionários. A decisão foi oficializada após forte pressão sindical e ameaça de greve geral da categoria.

Helio ressalta, no entanto, que há preocupação com possíveis demissões que possam vir a ocorrer durante a reestruturação.

— Temos medo da demissão, com certeza. Se for necessário demitir para salvar a saúde financeira da empresa, segundo eles, vai ser feito. Mas a nossa empresa não foi feita para dar lucro, foi feita para entregar serviço à população — pontua.

As agências dos Correios em SC em risco de fechar, segundo o Sintect
Agronômica;
Arabutã;
Atalanta;
Barra Bonita;
Brunópolis;
Cunhataí;
Galvão;
Grão Pará;
Guarujá do Sul;
Iomerê;
Iraceminha;
José Boiteux;
Lacerdópolis;
Macieira;
Maracajá;
Monte Castelo;
Ouro;
Painel;
Palmeira;
Ponte Alta;
São Cristóvão do Sul;
São José do Cerrito;
Timbé do Sul;
Treviso;
Zortéa.

Quais agências dos Correios fecharam em Santa Catarina?

Nos últimos meses, foram encerradas as atividades em seis agências dos Correios. A informação foi confirmada pela estatal. São elas:

Águas de Chapecó
Ibiam
Planalto Alegre
Presidente Castello Branco
Rio das Antas
Xavantina

Segundo a estatal, o fechamento das agências integra o plano de reestruturação, que prevê “a otimização da rede de atendimento em todo o país,  promovendo integração operacional e sustentabilidade financeira”.

— Neste contexto, a empresa também vem firmando parcerias com prefeituras e estabelecimentos comerciais para a implantação de novas modalidades de atendimento, como o Correios Essencial e o Ponto de Coleta — destacou em nota.

O sindicato, por sua vez, aponta que o fechamento das unidades sobrecarrega os funcionários, que necessitam de maiores deslocamentos para entregas.

— Quando você vai para longe fazer a entrega, leva maior tempo e você não vai estar tendo uma boa efetividade. Nossa missão é quando uma carta ou uma encomenda é postada, fazer a entrega de maneira satisfatória. Mas esse cenário dificulta — aponta Helio.

Além disso, há unidades que têm atendimento alternado ao longo da semana. São elas:

Erval Velho (atendimento terça e quinta);
Meleiro (atendimento quarta e sexta);
Morro da Fumaça (atendimento quinta);
Paraíso (atendimento sexta);
Ponte Alta do Norte (atendimento sexta);
União do Oeste (atendimento terça).

— Destacamos que todas as agências elencadas com atendimento alternado atendem às diretrizes da universalização postal, que preveem o tempo mínimo de atendimento ao público no município de quatro horas semanais. O tempo de atendimento realizado por essas unidades atende o quantitativo de horas previsto no normativo legal — afirmaram os Correios em nota. (NSC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.