Dengue em SC: Saúde divulga primeiro informe sobre a situação das arboviroses em 2024

Geral

O primeiro informe epidemiológico sobre as arboviroses em Santa Catarina de 2024 foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Os dados deste início de ano revelam que é fundamental reforçar as ações de prevenção à dengue, chikungunya e Zika vírus.

– O Governo do Estado intensificou as medidas preventivas no ano passado e apoiamos os municípios, com R$ 5 milhões repassados em dezembro e estão previstos mais R$ 5 milhões para fevereiro. No início deste ano, divulgamos o Plano de Contingência com estratégias para organizações de ações em diferentes níveis e modelo de planos para os municípios infestados. O importante é unir esforços tanto do poder público quanto da população para a prevenção da dengue – destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O documento vem com alterações para as análises do cenário de 2024. A partir de agora, serão divulgados os casos prováveis das doenças, ou seja, todos os casos notificados, confirmados, suspeitos e inconclusivos, com exceção dos descartados.

– Anteriormente, a divulgação se concentrava apenas nos casos confirmados. A partir desse ano, todos os casos suspeitos que forem notificados no sistema de informação serão considerados prováveis até que ocorra o encerramento da ficha. Isso permite uma análise mais precisa da situação, que corrige potenciais atrasos na conclusão dos casos notificados – explica João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de SC.

Dados das arboviroses

O estado já tem 2.052 casos prováveis de dengue em 79 municípios. Além disso, um óbito foi confirmado no município de Joinville. Na comparação com o mesmo período do ano 2023, observa-se um aumento de 105,2% no número de casos prováveis. Já com relação a chikungunya, SC tem 17 casos prováveis e, um caso provável de Zika.

Com relação à situação entomológica, já foram identificados 2.884 focos do mosquito Aedes aegypti em 146 municípios.

Os informes sobre a situação das arboviroses em SC serão divulgados quinzenalmente pela DIVE/SC, sendo que a periodicidade será alterada a partir dos níveis definidos no Plano de Contingência do estado.

Confira o informe completo.

Dengue

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Dor abdominal intensa e vômitos persistentes já são sinais de agravamento da doença.

– A hidratação é o melhor tratamento para dengue. É importante beber bastante líquido assim que apresentar sinais e sintomas. Além de procurar atendimento médico para receber as orientações corretas – finaliza o diretor.