Home Notícias Região Eleições para diretores de escolas estaduais serão realizadas no próximo dia 24, em SC

Eleições para diretores de escolas estaduais serão realizadas no próximo dia 24, em SC

0
Eleições para diretores de escolas estaduais serão realizadas no próximo dia 24, em SC

Capinzal – Iniciou na última segunda-feira, dia 14, o processo de rematrícula na rede estadual de ensino do estado. Esse período segue até o dia 23 de outubro em todas as escolas. Já o primeiro período de matrícula, aquele para os novos alunos, será de 18 a 22 de novembro. Um segundo período está previsto para janeiro do próximo ano.

A novidade este ano é que as novas matrículas serão feitas de forma online em todo o estado, assim como acontece com as rematrículas que continuam sendo feitas pela internet. A ideia é tornar o processo mais ágil.

A diretora da Escola Estadual de Educação Básica São Cristóvão de Capinzal, Nadir Lanhi, orienta sobre este processo que está sendo realizado também na escola que auxilia os alunos que não dispõe de internet em casa.

Desde 2013 a Secretaria de Estado da Educação (SED) fortalece a gestão democrática e os processos de participação da comunidade escolar e das instâncias colegiadas, instituindo a possibilidade da escolha do seu gestor por meio da análise de propostas de Plano de Gestão Escolar (PGE), apresentadas por profissionais da educação interessados em ocupar a função de Diretor de Unidade Escolar.

A diretora da Escola Estadual de Educação Básica São Cristóvão de Capinzal, Nadir Lanhi, revela que na semana passada a proponente fez a divulgação do novo Plano de Gestão Escolar para os alunos, pais e professores.

As eleições serão no próximo dia 24, em todas as escolas da rede estadual, das 08h às 20h. Tem direito a voto os professores, os pais e alunos do fundamental e séries finais.

O PGE explicita metas, objetivos e ações, que evidenciam o compromisso com o acesso, a permanência, a inclusão, o percurso formativo com êxito na aprendizagem, na perspectiva da formação integral do estudante da Educação Básica e Profissional. Além de representar ainda o compromisso da gestão com a comunidade escolar e com a SED.

Durante a vigência do PGE, o gestor e a comunidade escolar participa de formações continuadas estimulando o monitoramento de sua execução com base em diagnósticos e dos indicadores que a escola produz.