EUA negam ameaça ao PIX e geram nova crítica devido a distorções no Brasil

Política

A polêmica envolvendo uma suposta ameaça dos Estados Unidos ao sistema Pix ganhou um novo capítulo após declarações do Departamento de Estado americano. Segundo a porta-voz Amanda Roberson, as medidas anunciadas pelo governo dos EUA têm como alvo exclusivamente indivíduos e empresas que financiem ou prestem apoio ao PCC e ao Comando Vermelho, organizações classificadas pelos americanos como grupos terroristas.

De acordo com o esclarecimento, não há qualquer medida direcionada ao Pix ou ao sistema financeiro brasileiro como um todo. A declaração foi rapidamente repercutida por parlamentares e integrantes da oposição, que acusaram o governo Lula e parte da imprensa de terem criado um clima de preocupação sem fundamento.

Críticos do governo afirmam que a narrativa de que o Pix estaria sob ameaça serviu para alimentar um discurso de confronto com os Estados Unidos e desviar a atenção do foco principal das sanções, que seriam direcionadas exclusivamente a organizações criminosas e seus apoiadores financeiros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.