Ex-reitor do IFSC lança pré-candidatura a deputado federal

Política

O professor André Dala Possa, ex-reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), anunciou esta semana sua pré-candidatura a deputado federal pelo Cidadania – federado com o PSDB. Natural de Descanso, o professor destacou no evento de pré-campanha sua experiência com a educação, área que atua há mais de 12 anos. Dala Possa, que acumula no currículo cargos de diretor estadual, pró-reitor e reitor pro tempore, é doutor em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo e entra para a disputa de uma das 16 cadeiras da Câmara Federal com bandeiras estratégicas como capacitação de jovens e adultos, Plano Nacional da Educação, infraestrutura, mobilidade, agronegócios e agricultura familiar, saúde e bem-estar, e claro, ciência e tecnologia.

O evento de pré-lançamento foi híbrido – presencial e online – e ocorreu na noite de domingo (31/7) em Florianópolis, com presença de apoiadores. André contou aos presentes que foi procurado por outros cinco partidos, e decidiu pelo Cidadania por aderência à linha mais de centro. “A decisão foi difícil principalmente porque na academia existe uma percepção bastante negativa do agente político. Mas, compreendi depois de muitas conversas com lideranças, amigos e família, que deveria abraçar a oportunidade e colocar meu nome a disposição. Os jovens e também adultos estão cansados da política tradicional, que pouco os representa. Prova disso é o desinteresse pelo tema e pelo voto”, disse.

Já em viagens pelo estado firmando parceria com vereadores, prefeitos e outras lideranças comunitárias e empresariais, o professor André usou o evento para apresentar uma fotografia do que considera problemas graves da educação, comprometendo-se a enfrentá-los e não dispensar tempo com temas puramente ideologizados que confundem e tiram o foco da pauta da Câmara. Reconhecendo avanços nas metas do Plano Nacional de Educação vigente (2014-2014), apesar da pandemia, André manifestou preocupação com os rumos do texto do novo projeto de lei que fixará as metas do Brasil na área para o próximo decênio (2025-2035). “A educação é o único caminho seguro para o primeiro emprego, para a autonomia crítica e econômica(…). Ninguém tem dúvidas disso, porém na prática enxergamos todos os dias estudantes desmotivados, abandonando a sala de aula e formados desempregados ou que atuam fora de suas áreas de formação. Alguém precisa pegar a educação como bandeira e enfrentar o cenário posto para em cinco ou seis anos colhermos melhores frutos dos recursos investidos”, registrou. Outros eixos temáticos foram apresentados, como por exemplo orçamento público, segurança, saúde, agronegócios, mobilidade e infraestrutura.

Digitalização: avanços legais

Durante o evento o pré-candidato respondeu a perguntas dos participantes. Além da escassez de UTI neonatal e transporte escolar, as perguntas selecionadas questionaram Dala Possa quanto aos principais projetos de lei que pretende propor. O professor que pesquisa o tema da cultura digital e seus impactos na vida de humanos e não-humanos, falou dos avanços recentes trazidos por tecnologias como o PIX. “A pandemia COVID19 antecipou mudanças que estavam previstas para dez ou quinze anos. A legislação brasileira precisa de adaptações em várias áreas como nas diretrizes e bases da educação, consolidação trabalhista, proteção de dados e tantos outros mercados que foram transformados pelo digital. O próprio sistema representativo e a governança pública carecem de leis que tirem o Estado do analógico para o digital”, finalizou.