Fenômeno parecida com tornado é registrado em cidade no Paraná

Região

Guarapuava/PR – Um gustnado, fenômeno parecido com um tornado, foi registrado em Guarapuava, na região central do Paraná, na tarde desta terça-feira (17).

Moradores da cidade gravaram o momento em que ventos fortes destelharam casas no bairro Concórdia e romperam fios de energia elétrica.

https://www.youtube.com/watch?v=Yuj7i2tqN-c

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, o termo gustnado surge da junção das palavras “gust”, rajada em inglês, e tornado.

“O gustnado não é um tornado, mas é essa corrente de vento giratória, que se forma a partir da base, da superfície, e vai se estendendo verticalmente em direção a nuvem. Ela não chega a se conectar com a nuvem, mas esse vento giratório pode ser suficientemente forte para causar destelhamentos”, explica.
O que difere um gustnado de um tornado é que o segundo tem contato tanto com a superfície da terra como com uma nuvem. As informações são do g1.