Home Destaques Filha da primeira paciente com Covid-19 em Capinzal faz desabafo e diz que mãe não está curada

Filha da primeira paciente com Covid-19 em Capinzal faz desabafo e diz que mãe não está curada

0
Filha da primeira paciente com Covid-19 em Capinzal faz desabafo e diz que mãe não está curada
Fotos: Fabrício Escandiuzzi / SES

Capinzal – Na última sexta-feira (22) houve a confirmação por parte da Secretaria Municipal de Saúde do primeiro caso de Covid-19 no município. A informação do resultado foi recebida pela secretaria no final da tarde referente a um exame realizado em laboratório privado – Teste rápido – com resultado positivo para Covid-19. Trata-se de uma mulher de 46 anos, que reside na Cidade Alta. Conforme a secretaria, a paciente já encerrou o período de isolamento, não apresenta mais sintomas e passa bem. Seus familiares também não apresentam sintomas.

Na tarde desta segunda-feira (25), a filha da paciente entrou em contato com a reportagem para falar sobre o assunto e dar mais informações a fim de esclarecer o fato. Segundo Karen Padilha, “fomos julgados, pois foi colocado na mídia como se ela estivesse curada”. Ela redigiu um texto em sua rede social o qual veiculamos na íntegra, abaixo. Leia:

Sobre o primeiro caso do Covid-19 em Capinzal. Sim, é na minha família, na minha casa! Hoje foi aqui, com minha mãe, mas amanhã pode ser na sua casa. Leia e entenda que a verdade sempre prevalece.

No dia 07.05 procuramos o centro de triagem de Capinzal por volta das 8h da manhã. Após as 9:10h aguardando médico, minha mãe foi liberada, com receita de antigripais e tramal. Siiim, tramal, pq ela chorava e tremia de dor. Enquanto o médico não chegava, entramos em contato via WhatsApp com a médica da minha mãe. Caso não saiba, ela tem reumatismo no sangue e espondilite anquilosante. A Dra. Isabela Guimarães, como sempre de prontidão, nos orientou a procurar um laboratório e realizar o exame particular. Tivemos que ir para outro município (o que não é novidade quando você mora em Capinzal). Fomos e realizamos o teste rápido (Obrigada chaveiro por nos ajudar desde cedo Bruna Leticia Allebrandt), deu negativo, que alivio!!!!

Assim como recomendação do laboratório e da Dra. Isabela, repetimos o exame no dia 19.05 (novamente no particular fora do município ainda bem que a gasolina tá barata né?!!). E o resultado saiu, na última sexta dia 22.05. E adivinha? Deu positivo
Informamos a Vigilância de Capinzal, e o laboratório de Joaçaba já havia notificado a vigilância da respectiva cidade. Ok, e agora?

Fomos liberados pela vigilância do município, pois consideraram a procura no dia 7 no centro de triagem de Capinzal. Fomos monitorados depois do dia 7? NÃO. Fomos tratados como suspeitos? NÃO. Foram isolados e receberam orientação de casos tratados como suspeitos? NÃO. Mas as notícias saíram, e então começou a ignorância da população, pois saiu como se ela estivesse CURADA e só avisou depois que passou. Deus sempre nos mostrou que nunca estamos sozinhos, e que a verdade sempre prevalece.

Por mais triste que seja, ontem dia 24.05 minha mãe não acordou bem, fomos até o centro de triagem de Joaçaba, encaminharam para o UPA. Devido a possível demora do médico por estar em outro atendimento, de imediato a enfermeira solicitou ambulância e levaram minha mãe para o HUST. Lá realizaram tomografia e exames de sangue, onde novamente deu IgM. Sabe o que significa IGM reagente?

Que a contaminação é recente, de dias ou poucas semanas, em outras palavras….. minha mãe está no pico da doença, e NÃO CURADA. Hoje está bem, em casa, graças a Deus. Recebemos orientações do HUST de um isolamento mais rígido, e 14 dias de atestado.
Erros existiram, descaso tbm, ignorância mais ainda.

Então, NÃO DIGAM QUE OMITIMOS ALGO, QUE SAÍMOS CONTAMINANDO OUTRAS PESSOAS POR AÍ POR QUERER. Então, para você, que possui o Facebook e adora dar palpite em tudo, que quer saber de tudo para sair falando asneira e se achando o bom samaritano, se informe, leia coisas úteis.

Usem a internet para aprender coisas boas e de importância, pois caso contrário, vc está passando por ignorante. Como disse, Deus, sempre nos mostra que não estamos sozinhos, que ainda existem pessoas boas, sentimentos bons. Nesse momento essas pessoas apareceram, das mais diversas formas, começando pelos atendimentos que recebemos, e tbm, via celular lógico, daqueles que apareceram através de palavras de apoio, de orações, de ligações, e ainda tem aquelas que nos ajudam com compras e coisas q não podemos fazer.

Que Deus abençoe todos os dias, quem deseja o bem, e principalmente os profissionais da saúde que estão à frente disso tudo.
Obrigada família e amigos!
Obrigada Deus!
E tudo que você planta, cuida, um dia colhe!