Santa Cecília – Um gato-mourisco foi flagrado passeando por uma área de reflorestamento localizada em Santa Cecília, na serra catarinense, no último domingo, dia 3, por uma câmera armadilha utilizada para fotografar espécies com a menor interferência humana possível.
O Jaguarundi, nome oficial do gato-mourisco, estava em meio a uma floresta de pinus mantida por uma empresa de reflorestamento que faz o monitoramento das espécies animais e vegetais da região.
De acordo com o engenheiro florestal e diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Mauro Murara Jr., foi o primeiro registro dessa espécie no local. Ele explica que não é um felino comum de ser encontrado no estado.
“É um indicador ambiental. Onde encontramos felinos, de qualquer porte, indica que a área tem uma relação boa com a fauna local. Principalmente felinos, que se movimentam bastante”, diz. Segundo Murara Jr,. a Polícia Militar Ambiental de Lages foi notificada da aparição da espécie.
Apesar de serem muitos semelhantes, o jaguarundi é diferente do gato-do-mato, que é menor e tem pelagem semelhante a da onça, conforme explica o engenheiro florestal. Com informações do G1.







