Gestantes de Capinzal participam de grupo e recebem apoio do CRAS

Destaques
A proposta de intervenção foi atender as gestantes do município de Capinzal inseridas nos serviços de PAIF, PAEFI, Cadastro Único e outros programas de Assistência Social. O projeto piloto, buscou trabalhar de forma dinâmica e psicoeducacional sobre todas as etapas da gestação, e do desenvolvimento fetal, com a finalidade de proporcionar maior conhecimento sobre tais etapas e consequentemente desenvolver vínculos afetivo e emocional entre mãe e bebê, além de estimular a autonomia para as atividades diárias.
O grupo de gestantes visa proporcionar através de conversas e discussões, manejo artesanal e psicoeducação, uma troca de conhecimento/experiências onde se visualiza o porquê de utilizar ou não determinada prática no período gestacional e pós parto. Visualizar novas formas de enfrentamento das mudanças decorrentes do período gestacional, uma vez que possui atividades terapêuticas e informativas para as gestantes e acompanhantes, estendendo-se a família.
De início foram contactadas 132 gestantes, após contatos com ESFs e Unidade de saúde central entre outros setores de atendimento, para identificar a demanda e fazer o convite, inicialmente realizado individualmente para todo o público identificado e posteriormente através de grupo de Whatsapp e redes sociais.
Entre as 132 gestantes convidadas, 23 realizaram a inscrição e destas sete iniciaram o projeto piloto, sendo concluído com quatro participantes em todos os encontros, realizados no mês de novembro e se encerrando nesta primeira semana de dezembro com um dia de maquiagem e fotos.
Os encontros ocorreram duas vezes por semana e contaram com a participação da equipe técnica do CRAS, orientadora social, profissionais especializados como fisioterapeuta, médica pediatra, enfermeira e doula, bombeiro militar, assistente social forense, artesã, maquiadora e fotógrafa. Todos voluntários que disponibilizaram seu tempo para orientar e atender as gestantes.
Os temas tratados foram: Aspectos Psicológicos na gestação, Direitos da criança- paternidade, Fisioterapia pélvica na gestação, Primeiros Socorros, Desenvolvimento infantil-físico e psicológico, Consultoria em amamentação, Aspectos físicos do parto e pós-parto e Fortalecimento de vínculos. E após a abordagem dos temas, foram realizadas Oficinas de Amigorumi, Confecção de Mobile e caixa organizadora e para finalizar foi realizada Oficina de automaquiagem e um Ensaio fotográfico.
No dia 06 de dezembro foram realizadas as fotos das gestantes e para concluir as atividades receberam enxovais doados pelo Lions Clube e kits doados por comerciantes locais. No próximo ano, serão dois grupos um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. As inscrições serão divulgadas pelo site da Prefeitura e redes sociais.
Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé
Pode ser uma imagem de 8 pessoas e pessoas em pé
Pode ser uma imagem de 7 pessoas
Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e área interna
Pode ser uma imagem de 6 pessoas e pessoas em pé
Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé, cosméticos e área interna
Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé, área interna e árvore
Pode ser uma imagem de área interna
Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "EW YORK"
Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e área interna
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e árvore