Governo aciona STF para barrar derrubada do decreto do IOF

Política

O advogado-geral da União, Jorge Messias, anunciou nesta terça-feira, 1º, que acionará o Supremo Tribunal Federal em busca de reverter a derrubada do Decreto Presidencial relativo ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Segundo ele, o decreto é “constitucional”, “não poderia ser suspenso” pelos parlamentares e que o ato do Congresso Nacional violou o “princípio de separação dos poderes”.

“Nós estaremos neste momento apresentando ao Supremo Tribunal Federal um pedido para que possa ser restaurado os efeitos do decreto”, disse Messias em declaração a jornalistas.

A análise jurídica feita pela Advocacia-Geral da União (AGU) foi apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concordou com a medida.

A AGU pretende questionar se a decisão dos parlamentares seria ou não constitucional, já que é atribuição do Executivo aumentar ou reduzir o IOF.

A derrubada do decreto pelo Congresso retirou o aumento do IOF implementado pelo governo para aumentar a arrecadação e tentar cumprir a meta fiscal.

O decreto teve seus efeitos suspensos pelo Congresso Nacional no mês passado, impondo uma derrota ao governo ao derrubar a medida que aumentava alíquotas de IOF.

O PSOL já ingressou na Corte contra a decisão do parlamento, em processo que será relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.