a Irani conquistou o troféu bronze no Prêmio Proteção Brasil 2024, realizado nesta quinta-feira (28) na sede do Seconci (Serviço Social da Construção Civil), em São Paulo. A empresa foi reconhecida na categoria Sistema de Gestão com o case “Jornada da busca da excelência em gestão de saúde e segurança na Irani”.
Promovido pela Revista Proteção, o prêmio é a mais importante distinção do país em boas práticas de Saúde e Segurança do Trabalho. Na edição deste ano, foram avaliados 336 cases e 32 jurados escolheram os 43 melhores em 15 diferentes categorias.
O projeto apresentado pela Irani mostra as ações desenvolvidas pela empresa nos últimos anos para diminuir o índice de acidentes de trabalho nas unidades, incluindo campanhas, reconhecimentos de boas práticas, melhorias na estrutura, capacitações e adequações de equipamento. Uma das iniciativas – reestruturadas nesse processo – é o Programa Cuida, que
integra o sistema de saúde e segurança ocupacional e visa garantir que as condições de trabalho sejam adequadas e seguras para todos os colaboradores.
Dentro desse programa, a Irani desenvolveu projetos como Observação e Prevenção, que busca identificar e corrigir desvios comportamentais para a prevenção de acidentes; Programa Nosso Recorde, que reconhece e comemora o recorde sem acidentes com afastamento; e Café com Saúde e Segurança, encontro que aborda assuntos estratégicos em saúde e segurança com as lideranças.
“Tivemos uma evolução muito positiva nos nossos indicadores desde que começamos a intensificar esse cuidado, e nosso objetivo é atingir a marca de zero acidentes. De 2018 para 2023, reduzimos em 66% o número de ocorrências com afastamento. Isso é resultado de muito esforço e dedicação em prol da vida dos nossos colaboradores”, relata diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Oliveira.