Home Notícias Política Javier Milei toma posse como presidente da Argentina neste domingo

Javier Milei toma posse como presidente da Argentina neste domingo

0
Javier Milei toma posse como presidente da Argentina neste domingo
Divulgação

A cerimônia começará formalmente quando Milei prestar juramento perante o Congresso, em Buenos Aires, às 11h (mesmo horário em Brasília). Alberto Fernández entregará ao novo presidente argentino a faixa e o bastão presidenciais.

A vice-presidente eleita, Victoria Villarruel, também será empossada no Congresso. Como parte do protocolo, Milei fará um discurso para os parlamentares.

O político ultraliberal deve fazer também fala direcionada ao povo argentino em um palco montado em frente ao Congresso.

Em seguida, Milei irá de carro para a Casa Rosada e deve descer na praça de Maio, que fica em frente à sede do Poder Executivo, para caminhar até a entrada.

O novo presidente da Argentina cumprimentará as delegações estrangeiras que viajaram para acompanhar sua posse. Estarão presentes o rei da Espanha, o presidente do Uruguai, do Paraguai, do Chile, de El Salvador, de Honduras e o primeiro-ministro da Hungria.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da posse, mas o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, deve representar o Brasil na cerimônia.

O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro foi convidado para a posse pelo próprio Milei após a confirmação da vitória, no dia 19 de novembro, e viajou para Buenos Aires para prestigiar o evento.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump foi convidado, mas não confirmou se comparecerá. Na tarde de 10 de dezembro, os ministros do gabinete de Milei devem tomar posse.

À noite, haverá uma apresentação especial no Teatro Colón, em Buenos Aires. (R7)