Home Notícias Política JBS assumirá operações do Porto de Itajaí

JBS assumirá operações do Porto de Itajaí

0
JBS assumirá operações do Porto de Itajaí
Porto de Itajaí. Foto: Ronaldo Silva Jr.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira (15) que a JBS, por meio da subsidiária Seara, assumirá as operações do Porto de Itajaí. A confirmação ocorreu em uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, seguindo as negociações que vinham sendo conduzidas há cerca de dois meses. A Mada Araújo Asset Management, vencedora do edital de operação do terminal no ano passado, oficializou a transferência para o Ministério. As informações são da colunista Dagmara Spautz, do NSC.

Silvio Costa Filho solicitou à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) um parecer sobre a operação em um prazo de 15 a 20 dias. A expectativa é que o contrato definitivo seja enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o final de maio, com a previsão de início das operações no segundo semestre. O deputado Carlos Chiodini foi fundamental na intermediação entre as empresas e o ministério, e o superintendente do Porto, Fábio da Veiga, foi elogiado pelo ministro por sua atuação nos processos.

Além da mudança na operação do Porto, o governo federal confirmou a alocação de R$ 25 milhões para a dragagem do canal de acesso ao Porto de Itajaí, com um adicional de R$ 25 milhões destinados à continuidade do aprofundamento do canal, conforme discutido na reunião com deputados e senadores. A transferência para a JBS promete impulsionar a eficiência e o crescimento das atividades portuárias na região. (NSC)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.