Home Notícias Segurança Jorginho não vai a reunião de Lula sobre segurança pública: “Questão estadual”

Jorginho não vai a reunião de Lula sobre segurança pública: “Questão estadual”

0
Jorginho não vai a reunião de Lula sobre segurança pública: “Questão estadual”

O governador Jorginho Mello (PL) não comparecerá à reunião convocada pelo presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (31), com todos os governadores, para discutir a segurança pública nos estados. Jorginho disse nesta terça (28) que não havia recebido o convite até então, mas não irá a Brasília porque entende que a segurança pública é uma questão estadual.

A reunião foi convocada por Lula depois que o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, pediu que o presidente ouvisse os governadores. A solicitação ocorreu depois que bandidos abriram fogo em via pública em reação a uma ação da PM, causando pânico e mortes.

Lula apresentará aos governadores, durante o encontro, a proposta da PEC da Segurança Pública. O texto partiu do Ministério da Justiça e está em discussão no Palácio do Planalto, porque ainda não há consenso no governo sobre a proposta.

Jorginho disse que é contrário ao conteúdo da PEC, que foi discutida com governadores do Sul e Sudeste em um encontro com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em agosto, durante reunião do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud) em Vitória, no Espírito Santo.

– Sou contra a criação de uma nova polícia – afirmou o governador.

Uma das propostas da PEC inclui a integração das polícias e a criação de uma nova força policial a partir da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com novas atribuições, mais amplas que a atuação nas rodovias.