Home Destaques Mais de 700 pessoas participam em Capinzal da consulta popular sobre a separação do Sul

Mais de 700 pessoas participam em Capinzal da consulta popular sobre a separação do Sul

0
Mais de 700 pessoas participam em Capinzal da consulta popular sobre a separação do Sul

Capinzal – Mais de 700 pessoas participaram no sábado (07) do plebiscito informal do movimento separatista “O Sul é meu país” em Capinzal. A consulta popular iniciou às 9h e encerrou às 17h.

O objetivo do movimento foi consultar moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil. Para a votação, chamada de Plebisul, foram espalhadas urnas em locais públicos de cerca de 900 cidades dos três estados. Os participantes responderam sim ou não à pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”.

Quatro urnas foram disponibilizadas no município: uma no Calçadão da XV de Novembro, outra no Bairro São Cristóvão, uma na Vila Sete de Julho e outra no Loteamento Parizotto.
A coordenadora geral do movimento é a gaúcha Anidria Rocha, que mora em São Jerônimo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o presidente da comissão capinzalense do plebiscito “O Sul é Meu País”, Jocelito Xavier Alves, foram computados 733 votos, sendo 720 a favor da separação e 13 contrários. Ele explica que também foram coletadas 653 assinaturas no PIB (Projeto de Lei de Iniciativa Popular).