Home Destaques Medidas de socorro aos agricultores devem sair ainda nesta semana

Medidas de socorro aos agricultores devem sair ainda nesta semana

0
Medidas de socorro aos agricultores devem sair ainda nesta semana
Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom

A seca que atinge áreas do Centro-Sul do Brasil está castigando lavouras e as perdas previstas são bilionárias. Milhões de toneladas de grãos deixarão de ser colhidos nesta temporada 2021/22. Sem a produção, muitos produtores não têm condições de pagar os financiamentos de custeio e investimentos ou acessar crédito para semear a próxima safra. A situação é séria e exige ações urgentes. O secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Bastos, conta que a meta do governo é anunciar medidas de socorro até sexta-feira. Acompanhe a entrevista:

Secretário, houve algum avanço desde a reunião da semana passada? Eu soube que foram divulgados alguns resultados dos primeiros cálculos levantados pelo Tesouro Nacional sobre o impacto dessa seca. Qual o cenário objetivamente? O cenário eu diria que ainda é complicado pela questão da falta de orçamento para que a gente possa prosseguir com o processo de renegociação das dívidas. Então, eu diria: esses cálculos têm ajudado a gente a definir e poder fazer, pelo menos, um contorno do público beneficiário. E sabemos que as condições da seca têm avançado, então, isso tudo acaba, realmente, dificultando esse processo. Estamos reiteradamente em reunião tanto com Banco Central, como com o Tesouro e a própria Economia [Ministério da Economia] para que a gente possa fechar essas fontes para esse refinanciamento.

O senhor já consegue me antecipar quais foram os cálculos que os dados do Tesouro trouxeram? Ainda não, Kellen. A gente tem aqui as ordens de grandeza e é exatamente o que está sendo feito agora. São as contas mais refinadas junto ao Tesouro. Então, qualquer anúncio agora pode gerar falsas expectativas. Desse modo, a gente tem que ser muito prudente neste momento.

Em que ordem de grandeza a gente está falando? E com qual timing vocês estão pretendendo anunciar alguma medida? Bom, a gente fala da ordem de bilhões que precisam entrar nesse processo de renegociação. Qual é o valor que vai ser passado e a gente vai precisar de uma Medida Provisória, como foi feito recentemente para o Ministério da Infraestrutura e o Ministério do Desenvolvimento Regional, a gente vai precisar também ter certo esses recursos que vão para esse processo de renegociação. Então, são as taxas de juros que vão precisar ser mantidas nas mesmas fontes, a gente sabe que temos um diferencial de taxa de juros agora, então, essa é a complexidade. (Kellen Severo/Jovem Pan)