Morreu na noite de quinta-feira (18), aos 85 anos, em Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, Mario Wolfart, ex-prefeito de Piratuba, ex-vereador e delegado aposentado da Polícia Civil.
Uma das figuras mais marcantes da história política e administrativa de Piratuba, Mario construiu uma trajetória que uniu a vida pública, a segurança e a atuação no desenvolvimento do município, especialmente no fortalecimento do turismo local.
Trajetória começou na política de Piratuba
Natural de Piratuba, Mario Wolfart nasceu em 19 de setembro de 1940. Bacharel em Direito, ingressou na Polícia Civil após aprovação em concurso público realizado em 1985, tornando-se delegado de polícia.
Durante a carreira, teve destaque na atuação como Delegado Regional de Polícia Civil em Joaçaba.
Antes disso, sua história na vida pública começou na política municipal. Em 1969, foi eleito vereador de Piratuba, mas deixou o cargo em janeiro de 1970 para assumir a Prefeitura.
Na época, Mario foi indicado pelo governador do Estado para comandar o Executivo municipal após Piratuba ser reconhecida como Estância Hidromineral.
Ele permaneceu como prefeito até 1983, acompanhando um período considerado importante para a estruturação e crescimento do município.
Atuação ajudou a fortalecer turismo de Piratuba
Após deixar a prefeitura, Mario Wolfart assumiu a presidência da Companhia Hidromineral de Piratuba em 30 de abril de 1983.
A entidade era responsável pela administração das termas, principal atrativo turístico da cidade. Sua atuação esteve ligada ao fortalecimento do setor, que se tornou uma das principais bases da economia do município.
Mario Wolfart deixa legado na política e na administração pública do Meio-Oeste catarinense.Foto: Redes sociais
Também teve atuação política em Joaçaba
Além da trajetória em Piratuba, Mario também exerceu mandato como vereador em Joaçaba nas legislaturas de 1997/2000 e 2009/2012.
No município, também ocupou o cargo de secretário municipal de Assistência Social entre 2014 e junho de 2016.
Mario Wolfart teve uma longa atuação na vida pública catarinense.Foto: Câmara de Vereadores
Despedida reúne familiares e amigos
O corpo de Mario Wolfart está sendo velado nesta sexta-feira (19), na capela da funerária Frei Bruno, em Joaçaba.
A celebração de despedida ocorre às 16h, no mesmo local. Após a cerimônia, o cortejo seguirá para o Crematório Vale do Sol, em Caçador, onde será realizada a cremação.
Homenagens nas redes sociais a Mario Wolfart
A morte de Mario Wolfart gerou comoção entre moradores, familiares, amigos e pessoas que acompanharam sua trajetória na vida pública.
Nas redes sociais, mensagens destacaram o respeito, a dedicação e a contribuição dele para Piratuba e Joaçaba.
“Dr. Mario foi um homem exemplar e aprendi muito com ele”, escreveu uma das homenagens.
“Um homem de respeito, que faz parte da história de nossa cidade”, comentou outro morador.
A Câmara de Vereadores de Piratuba manifestou pesar pelo falecimento do ex-prefeito, destacando sua contribuição ao município.
Prefeitura de Piratuba publicou nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Mario WolfartFoto: Redes sociais
A Prefeitura de Piratuba também publicou uma nota de pesar, lembrando a atuação de Mario à frente da administração municipal nos anos de 1970 e 1982 e reconhecendo o legado deixado pela trajetória pública.
“Em respeito à sua trajetória e ao legado construído em prol do município, registramos nossa gratidão e reconhecimento”, informou a administração municipal. (ND+)





