Lacerdópolis – Usuários da SC-150 entre Joaçaba e Lacerdópolis estão indignados com o que consideram falta de planejamento para interdição do trecho. Nesta sexta-feira (02) a via foi bloqueada pelo período de dez dias para recuperação da pista onde foi registrado desmoronamento em janeiro deste ano, proximidades da Mecânica Trevo.
A obra é executada pela empresa Gaia. De acordo com o Deinfra o bloqueio é necessário para que a empreiteira possa construir uma galeria para escoar as águas pluviais no local. Os trabalhos deverão durar cerca de seis meses.
O que os motoristas reclamam é da falta de aviso prévio da medida em meios de comunicação e a falta de sinalização do desvio, ou seja, foram pegos de surpresa. Segundo o leitor Renan Hermes, de Capinzal, que passou pelo desvio, não há placa de sinalização e no local do bloqueio há apenas um funcionário mandando os motoristas retornarem, sem explicar o motivo da interrupção para quem não conhece a região. Assim como ele outras pessoas sentem a dificuldade.
Os usuários entendem que eventuais fechamentos do tráfego são necessários, mas ressaltam que o cronograma deveria ser anunciado antecipadamente para evitar transtornos, como está ocorrendo. A preocupação maior é com o período da noite.
Até em redes sociais mensagens de “orientação” estão sendo publicadas por internautas para evitar que motoristas desavisados acabem tendo dor de cabeça com o percurso alterado.
A rota alternativa entre Joaçaba e Lacerdópolis está sendo feita pelo Clube Bom Humor passando pela comunidade de Santo Antônio do Caraguatá e Santa Clara e saindo ao lado do Presídio Regional de Joaçaba. O trajeto de estrada de chão é de aproximadamente 8 km e exige muita atenção por parte dos motoristas já que é estreita, apresenta problemas de trafegabilidade e o fluxo de veículo aumentou muito nas últimas horas.
JUSTIFICATIVA
O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, explicou neste final de tarde ao secretário regional de Joaçaba, Ricardo Grando, que a empresa estava trabalhando e aconteceu um novo desmoronamento, por isso o bloqueio imediato, sem aviso da SC-150 entre Joaçaba e Lacerdópolis. O objetivo do governo não era interditar, mas aconteceu devido a esse desmoronamento. O presidente do Deinfra cobrou agilidade para que seja resolvido o quanto antes.



