MP de Contas pede bloqueio de bens de Bolsonaro, Ibaneis Rocha e Anderson Torres

Política

O Ministério Público enviou pedido ao Tribunal de Contas da União (TCU), nesta terça-feira (10/1), para que a Corte bloqueie os bens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres.

A petição foi enviada depois de dois dias que atos de vandalismo foram registrados em Brasília quando o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos.

“Em razão de processo de Tomada de Contas e do vandalismo ocorrido no Distrito Federal no dia 8 de janeiro de 2023, que provocou inúmeros prejuízos ao erário federal, solicito seja decretada a indisponibilidade de bens dos Srs. Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República, do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, bem como do sr. Anderson Torres, secretário de segurança do Distrito Federal exonerado, bem como de outros responsáveis, sobretudo de financiadores de mencionados atos ilegais”, diz o despacho do subprocurador-geral do PM, Lucas Rocha Furtado.

O pedido de Furtado foi feito dentro do processo para identificar os responsáveis por financiar os ataques, bem como dos agentes públicos que teriam se omitido durante a invasão. Caso o Tribunal confirme a participação direta ou indireta de agentes nos atos, eles podem ser condenados ao ressarcimento aos cofres públicos.