MP entra com ação para suspender o aumento para 32% de etanol na gasolina

Política
O Ministério Público Federal entrou com uma ação na Justiça para tentar suspender o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina, que passou de 30 por cento para 32 por cento. A ação pede que a mudança seja interrompida até que estudos técnicos independentes comprovem a segurança da nova composição para os veículos e para o meio ambiente.
Segundo a ação, a alteração foi aprovada sem testes específicos sobre a durabilidade dos motores, compatibilidade com a frota brasileira, emissões e impactos ambientais. O Ministério Público Federal afirma que há preocupação com possíveis desgastes em componentes como sistemas de alimentação e peças metálicas, especialmente em veículos mais antigos, motocicletas e modelos importados.
Além da suspensão imediata da medida, a ação solicita que a Justiça determine a realização de uma perícia técnica independente, estabeleça critérios mais rigorosos para futuras mudanças na composição dos combustíveis e condene a União ao pagamento de 500 milhões de reais por danos morais coletivos. O processo ainda será analisado pela Justiça, e, até que haja uma decisão, a mistura de 32 por cento permanece em vigor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.