Um homem que mantinha a esposa e um bebê, de 5 meses, em cárcere privado, foi preso na tarde da última sexta-feira (18) no bairro Itoupava Central, em Blumenau, no Vale do Itajaí.
Após uma denúncia e investigação sobre o caso, a Polícia Civil identificou a residência em que a mulher era mantida há um ano trancada por aproximadamente 12 horas por dia.
A Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) de Blumenau, realizou a prisão do homem e interrompeu a prática dos crimes.
Tortura
De acordo com a Polícia Civil, o marido trancava a esposa e o bebê em casa enquanto estava fora. Nesse período, a vítima não podia sair, nem se alimentar, assistir televisão ou brincar com o bebê.
A mulher era monitorada por câmeras em tempo integral e, caso ela fizesse algo não permitido pelo homem, ele se comunicava com a vítima, pedindo que parasse. Além disso, a mulher não tinha acesso a celular ou redes sociais. Por meio das câmeras, o homem identificou que os policiais estavam na casa e ordenou que a vítima não saísse.
Ela só podia se alimentar quando o esposo retornasse para casa, ao final do dia. Ainda conforme a Polícia Civil, a mulher obedecia ao autor e não denunciou a situação por medo, pois já foi agredida inúmeras vezes e era constantemente ameaçada.
Isolada da família
Além disso, o homem conseguiu isolar a vítima do convívio social, inclusive com a própria família. Familiares ainda informaram à Polícia Civil que tinham informações de agressões anteriores que a vítima sofreu do esposo.
A Polícia ainda apurou que o bebê, que tem necessidades especiais, era impedido de receber acompanhamento médico necessário. Conforme apurado nas investigações, a conduta do homem era movida por ciúme. “Ele criou uma fantasia que a vítima estava traindo-o e ele quer que ela confesse. Por isso ele mantinha ela presa há um ano”, relatou o delegado Felipe Orsi.
Preso em flagrante
Como o homem não estava em casa quando a Polícia Civil chegou, os agentes foram até o trabalho dele. No entanto, no decorrer do caminho, o homem voltou para casa. “No exato momento em que ele estava destrancando a vítima, os policiais civis conseguiram efetuar a prisão em flagrante”, disse Orsi.
O homem negou as acusações e disse ainda que a mulher tinha uma chave para sair de casa. O autor foi preso em flagrante pelo crime de cárcere privado, além de ser indiciado por diversos crimes, como tortura, lesão corporal, violência psicológica e ameaça, praticados contra a mulher e o bebê.
A criança foi encaminhada ao hospital para fazer os exames necessários.
O autor foi conduzido ao presídio de Blumenau. Um pedido de prisão preventiva foi encaminhado ao poder Judiciário e ao Ministério Público. As informações são do ND+.


