Mulher tem morte cerebral após cair de maca durante realização de exame no RS

Região

Uma mulher de 67 anos teve morte cerebral confirmada pelo Hospital de Pronto Socorro (HPS), nesta quarta-feira (13), após cair de uma maca enquanto realizava um exame na Unidade de Saúde do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a paciente teve uma agitação enquanto fazia uma radiografia e acabou caindo. Os funcionários da unidade serão ouvidos para investigação do caso.

A vítima foi identificada como Vera Regina Guedes. Ela foi encaminhada pelo Samu até a Unidade de Saúde após sentir uma queda de pressão, no domingo, dia 10. O diagnóstico de gastrite veio após oito horas e então a equipe médica solicitou uma radiografia complementar.

O filho da paciente, Leandro Guedes, conta que 15 minutos depois a equipe retornou, apagou as luzes do corredor e deixou a mãe ao lado dele, justificando que os pacientes que estavam no corredor precisavam dormir.

Leandro disse que estranhou a atitude de um dos enfermeiros, que estava com um saco de gelo enrolado em um pano para passar no rosto de Vera. O profissional disse que a paciente tinha tido uma luxação ao se bater na guarda da cama.

Conforme Leandro, havia hematomas de grande proporção no rosto da mãe, que segundo ele, “qualquer leigo pode observar que não foi uma batida contundente na guarda da cama”.

Após a Brigada Militar (BM) ser acionada por Leandro, um enfermeiro e o médico da unidade confessaram que a paciente havia caído da maca. No prontuário, a queda está registrada como “acidente interno”.

Vera então foi transferida para o HPS, onde, segundo a família, uma tomografia identificou fratura no crânio e no rosto. Ela entrou em coma na segunda-feira (11).

“A sensação é de impunidade e revolta. O que a minha família quer é justiça, é a última coisa que a gente pode fazer pela memória da minha mãe é justiça, que as pessoas que estavam responsáveis por ela paguem pelos seus erros”, disse Leandro. Com informações do g1.