A família de Sabrina Thomazi, de 21 anos, assassinada com um tiro na cabeça em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, autorizou nesta quarta-feira, dia 24, a doação dos órgãos da jovem. O procedimento ocorreu no HRO (Hospital Regional do Oeste), onde Sabrina ficou internada até a última terça-feira, dia 23, quando teve morte cerebral.
A doação do coração, fígado, rins, pâncreas e globos oculares ajudará a salvar a vida de outras sete pessoas nos estados de Santa Catarina e São Paulo.
O pai de Sabrina, Diego Thomazi, relatou que a decisão de doar os órgãos foi muito difícil apesar dele e da esposa serem doadores.
“Devido ao momento de dor, o coração não aceita a morte, então a decisão demorou um pouco a ser tomada. Após conversa com familiares todos incentivaram esse gesto e também era o desejo dela. A doação, de alguma forma, nos faz sentir que em um pedacinho dela continua vivo. Nos faz ter forças para seguir em frente”, disse.
Captação dos órgãos
O coração de Sabrina foi captado por uma equipe de São Paulo e os demais órgãos por uma equipe de Santa Catarina. “Os receptores e os hospitais onde serão feitos os transplantes são sigilosos, nem mesmo a família fica sabendo.”
A coordenadora explica que cada órgão doado tem um tempo máximo para ser transplantado. O coração é de 4 horas, o fígado de 6 a 8 horas, rim é de até 36 horas, porém é priorizado o prazo máximo de 24 horas, os globos oculares têm prazo de 14 dias e o pâncreas de 6 horas.
Recursos aos municípios da região
Na sequência dos atos em Caçador, o governador Carlos Moisés reforçou a parceria do Estado para fortalecer os municípios e ajudá-los a realizar obras para melhorar a vida das pessoas em todas as regiões. “Esse é nosso compromisso com os municípios, não importa o tamanho. Estamos honrando essa parceria, porque o dinheiro público agora chega onde precisa chegar, com responsabilidade, gestão eficiente e vontade de fazer o que precisa ser feito”, frisaou Moisés.
Em Caçador, o governador destinou cerca de R$ 35 milhões, que serão repassados por meio de Transferência Especial – recursos diretos às prefeituras, sem a necessidade de convênios. Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Rio das Antas, Santa Cecília e Timbó Grande serão contemplados com os valores.
Do montante, o município de Caçador vai receber R$ 20 milhões. Esse valor, de acordo com o prefeito Saulo Sperotto, será utilizado na execução de obras que vão proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos. “São grandes e importantes investimentos do Governo do Estado que vêm para auxiliar Caçador nas mais diversas áreas, principalmente na Educação, Saúde e Infraestrutura. Queremos agradecer ao governador Carlos Moisés, que tem trabalhado para os municípios, com a liberação de recursos”, declarou o prefeito Sperotto.
Investimentos na área da Saúde
O Hospital Maicé, de Caçador, vai poder melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Durante os atos da agenda do governador Carlos Moisés no município, nesta quinta, a Secretaria de Estado da Saúde firmou convênios referentes à aquisição de um tomógrafo e de um Arco C para a unidade. Os dois termos somam mais de R$ 2,3 milhões em recursos. (Com informações do ND+)







