Pacientes de Piratuba que não integravam lista de espera também são beneficiados com cirurgias

Destaques

Piratuba – Mais 11 pacientes de Piratuba que não estavam na lista de espera foram encaminhados para fazer cirurgia de catarata. O grupo embarcou na madrugada desta terça-feira (12) em transporte oferecido pelo município. Os procedimentos são realizados no Hospital Maicé de Caçador, no Meio-Oeste.

De acordo com o secretário de Saúde, Vanderlei Weber, os pacientes foram surgindo depois que o primeiro grupo foi encaminhado para procedimentos semelhantes em hospital de São Lourenço do Oeste, no Oeste.

“Conseguimos uma parceria com o município de Caçador através do Hospital Maicé e rapidamente viabilizamos as cirurgias de cataratas também para essas pessoas, sem custo algum”, explica.

O procedimento se chama Facoemulsificação com implante de lente intra-ocular dobrável, permitindo que os pacientes voltem a ter a visão normalizada, proporcionando melhor qualidade de vida.

Uma técnica de enfermagem foi designada para acompanhar o grupo em Caçador. No último dia 30, quando 21 pacientes foram levados a São Lourenço do Oeste, 14 fizeram cirurgia no mesmo dia, sendo que um dos pacientes fez o procedimento nos dois olhos, totalizando 15 cirurgias, um feito considerado como muito importante pelo secretário de Saúde.

“Piratuba avança no que diz respeito a cirurgias de catarata. Em poucos dias conseguimos encaminhar 32 pacientes, cidadãos que poderão ter uma vida melhor após essas intervenções”, comemora.

Weber também enaltece a disponibilidade e parceria dos hospitais e suas respectivas equipes. “Tanto em São Lourenço do Oeste quanto em Caçador tivemos um respaldo muito forte e agradecemos de coração pela parceria em prol do cidadão piratubense”.

As cirurgias de alta complexidade, como as que estão sendo feitas, são difíceis de serem viabilizadas no setor público em razão do alto custo.  Um dos objetivos da secretaria municipal de Saúde de Piratuba, desde o início do ano, era conseguir atender uma demanda para diminuir a fila de espera para atendimento. Entretanto, além dos pacientes na fila de espera, outros que não estavam incluídos na lista também foram beneficiados. As parcerias permitem que o paciente não tenha nem um tipo de custo, tanto em relação a consultas, exames oftalmológicos, cirurgia, colírio pós-operatório e ainda o transporte, oferecidos pelo setor público.

“Algumas pessoas estão há mais de seis anos esperando por ser uma cirurgia que custa acima de R$ 7 mil cada olho, fora os exames que são necessários quando realizada no setor privado”, explica o secretário de Saúde Vanderlei Weber. A viabilização dos procedimentos é comemorada pelo secretário Vanderlei Weber ao enfatizar que é necessária a busca de alternativas e caminhos para atender a demanda no setor. “O secretário tem que conhecer as ferramentas de gestão e aos poucos estamos descobrindo os caminhos para conseguir atender aos anseios da população”, finaliza.