Praia alargada de Balneário Camboriú está totalmente imprópria para banho

Região

Os 10 pontos da Praia Central em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, estão impróprios para banho, segundo análise do Instituto do Meio Ambiente (IMA) feita na segunda-feira (12).

A falta de qualidade na água está relacionada ao esgoto irregular, chuvas e chegada de turistas, segundo especialista. Conforme a professora doutora em biologia molecular e biotecnologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Vanessa Gonçalves, após os temporais, houve um aumento da concentração de indicadores biológicos que prejudicam a qualidade dos mares.

“A chuva altera bastante a balneabilidade porque todo o esgoto e eventuais rejeitos que são liberados de maneira irregular, nos rios e córregos ao redor, acabam sendo carregados de maneira mais densa para o mar”, explica Gonçalves.

Pelo laudo do órgão ambiental, que monitora semanalmente mais de 100 praias do litoral do estado durante a temporada de verão, a última vez que a Praia Central teve trechos próprios para banho foi em 21 de novembro. Na ocasião, apenas dois pontos de coleta estavam inadequados.

Outros fatores podem influenciar no resultado da balneabilidade. A própria vinda de turistas, o alargamento da faixa de areia e a temperatura do ar e da água são pontos relevantes, de acordo com a especialista. Com informações do g1.