Home Plantão Professores da Rede Municipal de Capinzal e Zortéa recebem capacitação

Professores da Rede Municipal de Capinzal e Zortéa recebem capacitação

0
Professores da Rede Municipal de Capinzal e Zortéa recebem capacitação

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes de Capinzal em parceria com a Secretaria da Educação de Zortéa, promoveu nos dias 4 e 5 de fevereiro, palestras de formação continuada para os/as professores/as da rede municipal de ensino na abertura do ano letivo de 2020.

Na terça-feira, dia 4 de fevereiro, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a professora Dr.ª Suely Amaral Mello trabalhou, nos períodos matutino e vespertino, com todos os/as profissionais da rede (em torno de 385 pessoas) da Educação Infantil (creche e pré-escola) e do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais), abordando a temática: “organização da docência, na perspectiva histórico-cultural”.

Nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, a professora Dr.ª Suely Amaral Mello trabalhou no período matutino no Centro Educacional, especificamente com profissionais da Educação Infantil (creche e pré-escola – professores, auxiliares de professor e estagiários/as), em torno de 240 pessoas, abordando: “afetividade, acolhida e organização dos espaços na educação infantil”. No período vespertino a palestra foi ministrada na Unoesc, Campos Aproximado de Capinzal.

A professora Suely Amaral Mello possui graduação em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, aquisição da escrita, relação teoria e prática, formação de professores e práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos. É vice-líder do grupo de pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural” e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília.

Também na quarta-feira, dia 5 de fevereiro, a professora Dr.ª Amanda Machado Chraim trabalhou na Unoesc com componente de Língua Portuguesa, sua abordagem na BNCC e na Proposta Curricular de Capinzal. No período matutino trabalhou com os/as professores/as de Anos Iniciais do Ensino Fundamental (em torno de 75 profissionais) e no período vespertino com os/as professores/as de Língua Portuguesa do Anos Finais do Ensino Fundamental (em torno de 10 profissionais).
O tema da capacitação foi: O texto como ponto de partida e de chegada no planejamento de Língua Portuguesa.

A professora é doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Linguística pelo mesmo Programa. Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do grupo de estudos Cultura escrita e escolarização, no âmbito do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), vinculado à mesma instituição. Possui experiência na Educação Básica – Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos – e no ensino superior – cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente atua como professora substituta do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas na Universidade Federal de Santa Catarina.