Estado – O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Neodi Saretta, usou a tribuna para relatar que pacientes, diagnosticados com câncer, estão aguardando há mais de 90 dias na fila para conseguir uma consulta com especialista para poder dar início ao tratamento de quimioterapia. O deputado enfatiza que a Lei 12.732, de 22 de novembro de 2012, garante aos pacientes com diagnóstico de câncer iniciar o primeiro tratamento em até 60 dias. “Nós temos visto pacientes na fila de espera há mais de 90 dias e isso é muito preocupante. A angústia dessas pessoas é muito grande, por isso estou questionando ao Estado que verifique o porquê dessa demora em iniciar o tratamento”.
Saretta também falou de uma dívida, de 2017, de 31 milhões de reais, que o Estado tem com a FAHECE (Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON), que administra o Cepon. “Diminuir a dívida deixando a antiga e não prestando novos serviços, então não adianta liquidar essa dívida. Precisamos é que as filas andem e não é só a de câncer que não está andando”.
Buscando uma resposta sobre a fila e a dívida, Saretta disse ainda que encaminhou pedido de informação ao Estado solicitando, qual a previsão de pagamento; por que há pacientes com câncer aguardando há mais de noventa dias para realizar uma consulta com especialista no CEPON e, como é feito o gerenciamento da fila de espera para consultas e procedimentos.




