A Secretaria de Educação de Piratuba, lançou o Prêmio Alfabetização com Propósito na Educação de Piratuba – Escola Alfabetizadora é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que tem como finalidade reconhecer e valorizar as escolas da rede municipal de ensino que se destacam nos índices de alfabetização.
O projeto busca incentivar a melhoria contínua da aprendizagem em leitura e escrita, promovendo o fortalecimento das práticas pedagógicas e o compromisso das equipes escolares com a qualidade da educação. A seleção das escolas considera critérios como resultados em avaliações internas e externas de alfabetização, Índices de aprendizagem dos estudantes nos anos de alfabetização, Evolução dos resultados ao longo do ano letivo, Participação em programas ou avaliações relacionadas à alfabetização.
Como forma de reconhecimento, as escolas premiadas recebem materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, contribuindo para qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, a iniciativa fortalece a cultura de valorização das boas práticas educacionais e reafirma o compromisso do município com a garantia do direito de aprender de todas as crianças.


